Falta de garrafas pode diminuir opções do consumidor na hora de comprar cerveja
Falta de produtos passou de 11,9%, em agosto, para 15,3%, em setembro, segundo o índice de ruptura da Neogrid
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A variedade de embalagens de cerveja em estantes de supermercados diminuiu, por conta da alta produção da indústria. Dessa forma, na hora da compra, o consumidor terá opções mais limitadas que em última instância pode prejudicar as vendas do produto.
“Há um problema estrutural. Sempre que o ritmo de produção de cerveja passa dos 14 bilhões de litros por ano, falta vidro”, diz o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Cerveja (Cervbrasil), Paulo Petroni.
O índice de ruptura da Neogrid, indicador que mede a falta de produtos nos supermercados brasileiros, passou de 11,9% na categoria de cerveja, em agosto, para 15,3%, em setembro.
Segundo Robson Munhoz, diretor de operações da Neogrid, esse indicador não mostra, necessariamente, que falta cerveja nos armários, mas que não se encontram determinadas linhas ou marcas.
“Ainda há ‘soluço’ de matéria-prima para a indústria e ela está revendo seu portfólio. Algumas fábricas não estão recebendo a embalagem de 310 ml, por exemplo, e tomam a decisão de não envasar determinadas marcas”, explica.
Segundo a Neogrid, além da cerveja, outras categorias que mostram alto índice de falta de produtos nas gôndolas estão as bebidas à base de soja, com ruptura de 20% (ante 18,3% no mês passado) e ovos, com 15,9% em setembro (ante 17,2% em agosto).