Coronavírus

Falta de respiradores desafia atendimento aos casos graves da pandemia

País tem 65 mil ventiladores, desse total 46,6 mil estão no SUS

Por Da Redação
Ás

Falta de respiradores desafia atendimento aos casos graves da pandemia

Foto: Reprodução/ G1

Com a rapidez da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o país acende o alerta para a incapacidade do sistema de saúde brasileiro no atendimento, em curto prazo, ao casos graves decorrentes da doença.

Os governos estaduais e o Ministério da Saúde correm contra o tempo para aumentar a disponibilidade de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), mas enfrentam obstáculos adicionais: conseguir, em tempo recorde, os insumos e equipamentos necessários para o atendimento, principalmente de ventiladores mecânicos. 

O maior temor é a faltar velocidade a aquisição de novos respiradores, que são considerados essenciais no tratamento da doença que ataca os pulmões e provoca insuficiência respiratória.

No Brasil, há 65 mil ventiladores, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o que equivale a três equipamentos para cada dez mil habitantes. Desse total, 46,6 mil estão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.