• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Família da atriz Ingra Lyberato denuncia invasão de chácara histórica em Salvador
Bahia

Família da atriz Ingra Lyberato denuncia invasão de chácara histórica em Salvador

Propriedade do renomado artista Chico Liberato é alvo de ocupação ilegal

Por Da Redação
Ás

Família da atriz Ingra Lyberato denuncia invasão de chácara histórica em Salvador

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Familiares da atriz Ingra Lyberato denunciaram a invasão de uma chácara histórica localizada no bairro do Trobogy, em Salvador. O imóvel é habitado há quase 50 anos e tornou-se um espaço cultural e histórico reconhecido pelas obras de seu pai, o renomado desenhista, pintor, escultor, gravador, cineasta e designer gráfico Chico Liberato, que faleceu em janeiro deste ano.

A invasão ocorreu no sábado (22) e está sendo investigada pela 10ª Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima). Homens não autorizados pelos proprietários cercaram o terreno particular. A atriz Ingra Lyberato expressou preocupação com a invasão, temendo pela integridade física e emocional dos moradores que vivem no local, incluindo sua mãe. A propriedade, que faz parte das memórias afetivas de sua família, foi ocupada ilegalmente, colocando em risco também o legado artístico de seu pai.

Chico Liberato deixou um legado artístico imaterial, representado por sua paixão pela arte, seus quadros e filmes. Segundo a atriz, a importância desse legado transcende a ocupação ilegal, pois está registrado na vida de pessoas que foram tocadas por suas obras.

Os familiares de Ingra relatam que a invasão não é um mero caso de roubo de quadros, mas sim uma ameaça à integridade das pessoas que vivem na casa, além de colocar em risco uma área de preservação ambiental com cerca de 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica. A invasão ocorre em um contexto de crescente urbanização na região, com poluição e aumento do barulho, mas a ocupação ilegal representa um perigo maior que não pode ser tolerado.

A família pede às autoridades competentes que ajam para aplicar a lei e proteger os moradores e a área de preservação ambiental. A chácara é um espaço de valor cultural e histórico que precisa ser preservado, e a ocupação ilegal é uma ameaça à identidade e memória da região.

O incidente também envolve outros terrenos na área, e os familiares relatam que as invasões têm sido mais ousadas e organizadas. A insegurança e incerteza geradas pela situação preocupam a família e outros proprietários afetados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário