Família de Glauber Rocha não foi consultada por camisa do Bahia inspirada em clássico do cinema
Uniforme três de 2025, criado pela Puma e baseado em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", pode virar alvo de disputa judicial.

Foto: Divulgação / EC Bahia
A família do cineasta Glauber Rocha (1939-1981) não foi consultada pelo Esporte Clube Bahia para o lançamento do uniforme número três da temporada 2025, inspirado no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol. Segundo o jornal O Globo, o caso pode parar na Justiça.
Produzida pela fornecedora de material esportivo Puma, a camisa foi lançada em agosto de 2025 como parte da campanha "Bahia de Todas as Artes", idealizada pelo clube. Intitulada "Tropical, Novo e Marginal", a peça traz design predominantemente vinho e uma composição de sóis em contorno amarelo, remetendo à luz intensa do sertão e à força simbólica da arte nordestina.
De acordo com o clube, o uniforme faz referência ao sertão e à potência cultural do Nordeste, evocando elementos gráficos que dialogam com o universo estético do longa-metragem de Glauber, cineasta nascido em Vitória da Conquista e um dos principais nomes do Cinema Novo.
☀️ 𝑶 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝑩𝒂𝒉𝒊𝒂 𝒇𝒊𝒍𝒎𝒐𝒖 𝒆𝒖 𝒄𝒂𝒓𝒓𝒆𝒈𝒐 𝒏𝒐 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒐.
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) August 7, 2025
𝑨𝒓𝒕𝒆 𝒆́ 𝒓𝒆𝒗𝒐𝒍𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒆 𝒐 𝑺𝒐𝒍 𝒕𝒂́ 𝒅𝒐 𝒎𝒆𝒖 𝒍𝒂𝒅𝒐.
Brilhe com ele no novo manto do Esquadrão!
Amanhã, a partir das 10h, nas lojas @pumabrasil, @LojaDoBahia e… pic.twitter.com/IvK01LKXKk
A camisa foi utilizada pela primeira vez pelo elenco tricolor no dia 9 de agosto de 2025, na ocasião o Bahia enfrentava o Fluminense pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terminou empatada em 3 a 3.
Ainda segundo a publicação, a família do diretor demonstrou insatisfação por não ter sido previamente consultada sobre a inspiração na obra cinematográfica.
A redação do Farol da Bahia entrou em contato com o clube que preferiu não se pronunciar a respeito do ocorrido.


