Famílias gaúchas recebem título definitivo depois de 26 anos assentadas
Títulos são os primeiros entregues neste ano
Foto: Reprodução
O governo federal entregou a 28 famílias os títulos de propriedade de imóveis rurais que pertenciam ao assentamento Libertação Camponesa, no município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. As famílias aguardavam há 26 anos.
Os títulos foram entregues pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Geraldo Melo Filho.
Os agricultores pagarão pelos lotes, que variam entre 10 e 13 hectares - em média R$ 5 mil, em prestações anuais, com três anos de carência, ou à vista, com 20% de desconto em até 180 dias, que são contados a partir da emissão do documento.
Estes são os primeiros títulos entregues pelo Incra no Estado neste ano. Ao todo, além dos agricultores do Libertação Camponesa, outras 344 famílias possuem o documento definitivo no Estado. Já outros 24 assentamentos gaúchos estão em processo de titulação.
Durante a cerimônia, a Ministra disse: “Há 26 anos este assentamento espera a escritura. É uma cerimônia que parece pequena, mas que significa muito para quem permaneceu refém por tanto tempo”. Continuou a Ministra: “Agora, vocês podem ir a um banco e serem reconhecidos como produtores rurais, não pequenos produtores. Hoje vocês têm a emancipação. Sejam felizes, produzam muito e tragam seus filhos para dar continuidade ao trabalho no campo”, completou.