Fardo de borracha reaparece em praia de Arraial d’Ajuda, na Bahia; material é ligado a navio nazista afundado há 81 anos
Bloco foi achado durante mutirão de limpeza; objetos semelhantes já surgiram em outras praias do Nordeste desde 2018.

Foto: DIvulgação
Um fardo de borracha foi encontrado neste sábado (20) em uma praia de Arraial d’Ajuda, distrito turístico de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O material é semelhante à carga do navio nazista SS Rio Grande, afundado pelos Estados Unidos em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o Projeto Coral Vivo, que atua na preservação costeira da região, o bloco estava parcialmente enterrado na areia e foi identificado por voluntários durante uma ação de limpeza. Esse é o quarto fardo do tipo localizado em Porto Seguro desde 2018.
Segundo a entidade, o item encontrado neste sábado ficou sob guarda de uma das famílias que participaram do mutirão. A Prefeitura de Porto Seguro informou ao g1 que não foi acionada para recolher o material.
Os fardos de borracha começaram a chamar atenção em 2021, quando oito deles apareceram de uma só vez em uma praia de Salvador. Desde então, objetos semelhantes foram identificados em Sergipe, Pernambuco e Ceará.
Na época, o oceanógrafo Carlos Teixeira, pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC), explicou que o material corresponde à carga transportada pelo navio SS Rio Grande, que está naufragado a quase seis mil metros de profundidade no Atlântico.
“Era um navio de carga nazista alemão. Ele transportava borracha e metais como cobalto, estanho, latão e titânio, muito valorizados até hoje”, detalhou o pesquisador.
Um dos indícios que confirmaram a origem do material foi a inscrição “Produzido na Indochina Francesa” encontrada em um dos blocos localizados no Ceará. Na época da guerra, a região era controlada pelos japoneses, aliados da Alemanha nazista.