Autos

Farol da Bahia acelera SUV elétrico de luxo TAN EV

Modelo não tem preço definido mas performance impressiona

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia acelera SUV elétrico de luxo TAN EV

A BYD é a maior fabricante de baterias do mundo. Presente no Brasil desde 2015 ela tem fábrica local desde 2017 é a empresa responsável por fabricar o monotrilho de Salvador, de São Paulo, além do histórico de 1,3 milhão de unidades elétricas fabricadas. Assim, a BYD lança seu primeiro automóvel, o TAN EV, e o Farol da Bahia teve a chance de acelerar brevemente a novidade. Confira:

O Crossover elétrico tem porte elevado, visual esportivo e um conjunto mecânico de impressionar: são dois conjuntos elétricos, um em cada eixo, somando 517cv privilegiando a tração traseira.

Desempenho de esportivo 

Foi um primeiro contato com o veículo que durou apenas trinta minutos. Em um circuito fechado, nem houve tempo para testar algo além de curvas fechadas e retas curtas. Mas o BYD Tan impressiona ao volante 

Com dois motores com mais força na traseira o Tan é firme na aceleração e literalmente gruda o motorista no banco. São 517cv e 68kgfm de torque imediatos. Há tecnologia contra inclinação da carroceria além de controles de tração e estabilidade que mantém a segurança. Mas na prática o Tan é muito potente para o seu perfil e tem rolagem maior do que o esperado nas curvas. O volante é leve mas para um carro tão forte deveria ser melhor calibrado o que não ocorre mesmo no modo “Sport”. No modo de regeneração das baterias a frenagem é automática e “segura” mais o carro. Mas não deu para perceber o quanto ela ajuda a melhorar a autonomia. 

Deu para perceber o quanto o Tan é espaçoso: 4.87m de comprimento, 1,95m de largura e 1,72m de altura. A distância entre-eixos é de bons 2,82m sobrando espaço para adultos na terceira fileira apesar da perna flexionada pela altura do carro. Toda a parte inferior é composta pelo conjunto de baterias de 86,4 kWh do tipo “blade” lítio-ferro-fosfato (LFP) que são mais duráveis e eficientes. Aliás, a BYD é referência em geradores, acumuladores e baterias fornecendo para outras indústrias inclusive do setor automotivo.

Detalhes de carro de luxo  

A ideia da BYD é explorar o difícil segmento premium. O acabamento do carro é bem feito desde a escolha até a aplicação dos materiais. Há couro, metal, plástico e boa qualidade nos comandos. O painel, em três níveis, traz um cluster de 12,3 polegadas e uma imensa multimdia de 15 polegadas que rotaciona para a vertical ou horizontal. 

Mas há senões. Além do “Build your dreams” (construa seus sonhos) na tampa do porta malas há a mesma inscrição na saída do ar condicionado para o segundo banco, soleiras e um volante de aro fino e, embora abaulado, poderia ser melhor e abrir mão do emblema “BYD” ao centro, o que destoa completamente do conjunto. 

Com teto panorâmico e elétrico, o Tan EV tem 6 airbags, freios Brembo com seis pistões, câmera de 360 graus com cinco câmeras e 11 sensores, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, alerta de tráfego cruzado (RCTA), sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de permanência em faixa LKS e frenagem automática de emergência.

Estrategia   

O TAN EV tem 5 anos de garantia para o veículo e 8 anos de garantia das baterias sem limite de quilometragem. Os planos são ousados. A BYD se estabeleceu no país em 2015 e já em 2017 inaugurava uma segunda unidade para fabricar módulos fotovoltaicos. A marca fala que “está em contato com os maiores grupos comerciais do segmento” e promete 35 concessionárias até o fim de 2022. O preço do TAN EV ainda não está definido porém a BYD adiantou que seu Crossover elétrico terá preço entre R$ 400 e R$ 500 mil. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.