Farol da Bahia já testou o novo Honda WR-V 2026
SUV compacto tem preço de Volkswagen Tera e Renault Kardian

A Honda oficializou nesta semana o lançamento do novo WR-V 2026, agora em sua segunda interpretação como SUV compacto no Brasil. O nome já havia sido usado pela marca em um modelo derivado do Fit, mas volta totalmente reformulado e alinhado ao portfólio atual feito em Itirapina (SP), onde também são produzidos City, City sedã e HR-V.
O WR-V estreia em duas versões — EX (R$ 144.900) e EXL (R$ 149.900) — com a missão de atuar abaixo do HR-V, ficando cerca de R$ 20 mil mais barato nas versões de acesso. A proposta é clara: oferecer um SUV urbano mais simples, com mais espaço interno e preço mais atraente.
Proposta e concorrentes
O novo WR-V mira o coração do segmento compacto, disputando espaço com Volkswagen T-Cross/Tera, Fiat Pulse e Fastback, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Nissan Kicks em suas versões mais baratas.
A Honda aposta em pacote fechado, mecânica já conhecida e dimensões generosas para atrair famílias e motoristas que priorizam conforto e eficiência.
Dimensões e construção
O WR-V utiliza a plataforma do City, mas com calibração própria e ajustes de estrutura para atender à proposta SUV. A ficha técnica mostra medidas acima da média entre os modelos de entrada do segmento:
- 4,32 m de comprimento
- 1,79 m de largura
- 2,65 m de entre-eixos (um dos maiores entre SUVs compactos feitos no Brasil)
- 1,65 m de altura
- 458 litros de porta-malas
A carroceria emprega a estrutura G-CON, tecnologia da Honda voltada para absorção de impactos, reforços estruturais e gerenciamento de energia em colisões, contribuindo para segurança passiva sem aumento significativo de peso.
A altura livre do solo — não divulgada oficialmente, mas maior que a do City — e o curso ampliado da suspensão dão ao modelo uma postura mais robusta para uso urbano.
Motor, câmbio e consumo
Sob o capô, o WR-V utiliza o já conhecido 1.5 i-VTEC flex aspirado, com 126 cV e 15,5 kgfm (G) / 15,8 kgfm (E) Conectado ao Câmbio CVT com paddle shifts e simulação de marchas
O conjunto prioriza eficiência e progressividade, sem ambições esportivas. A calibração foi ajustada para lidar com o maior peso e altura do WR-V.
Consumo Inmetro
- Etanol: 8,2 km/l cidade | 8,9 km/l estrada
- Gasolina: 12 km/l cidade | 12,8 km/l estrada
Impressões ao dirigir: deja vu Honda
Rodamos cerca de 300 km com o novo WR-V, divididos entre trechos urbanos e estrada. Embora compartilhe motor e base com City e HR-V de entrada, o WR-V recebeu uma suspensão específica, com molas e amortecedores de curso maior e calibração mais confortável.
O resultado é um SUV bem isolado, filtrando buracos, valetas e pisos irregulares com eficiência. A direção elétrica tem relação direta e colabora para manobras mais rápidas e sensação de leveza no uso urbano.
O desempenho é modesto, como esperado pelo conjunto 1.5 + CVT, mas coerente com a proposta familiar do modelo. O consumo deve agradar, especialmente com gasolina.
Os pontos fortes aparecem no espaço interno, no porta-malas de 458 litros e na boa altura do solo, combinação que o coloca como opção racional para quem busca versatilidade.
Cores disponíveis
- Sólida: Branco Tafetá
- Metálicas: Prata Platinum, Azul Cósmico, Cinza Basalto
- Perolizadas: Branco Topázio, Preto Cristal, Azul Perolizado
Versões e equipamentos
Honda WR-V EX – R$ 144.900
- Motor 1.5 i-VTEC flex (126 cv)
- Câmbio CVT
- Painel digital de 7”
- Multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Paddle shifts
- Ar-condicionado digital
- Faróis Full LED
- Câmera de ré
- Rodas de liga leve aro 17”
- Botão de partida (Start/Stop)
- Smart Entry
- Retrovisores rebatíveis eletricamente
- Banco traseiro 60/40
- Seis airbags
- Honda SENSING (ACC, frenagem automática, assistente de faixa, farol alto automático etc.)
- Sensores de estacionamento traseiros
- Antena tipo tubarão
- Bancos em tecido
Honda WR-V EXL – R$ 149.900
Adiciona à EX:
- Barras longitudinais no teto
- Faróis de neblina em LED
- Bancos e volante com revestimento em couro
- Carregador de celular por indução
- Apoio de braço traseiro com porta-copos
Conclusão: WR-V vai dar trabalho
O novo Honda WR-V chega como uma alternativa mais racional dentro do portfólio da marca, combinando espaço interno superior, porta-malas amplo, suspensão confortável e pacote de segurança completo. Tudo isso a um preço até abaixo de concorrentes diretos como Volkswagen Tera High e Renault Kardian Iconic custando R$ 20 mil a menos que o Honda HR-V de entrada com o mesmo motor.
Não tem pegada esportiva e nem é o mais potente da categoria, mas entrega o que grande parte do público busca em um SUV urbano: eficiência, simplicidade e boa relação custo-benefício.


