Farol da Bahia testa Amarok 2023 na Argentina
Modelo não teve mudanças mas recebe desconto de até R$ 56 mil
A Volkswagen sabe que a Amarok já está ficando antiga em relação às suas rivais. A Ford Ranger que será lançada em junho está em uma nova geração (e sua plataforma foi compartilhada com a Volkswagen Amarok que é produzida na África do Sul) e será mais uma ameaça para a pick-up da VW assim como a recém lançada Frontier, L200, S10 (que voltou com a série Midnight) e Hilux com motor atualizado. E como se trata de um produto que já tem 13 anos na mesma geração, a VW iniciou um período de promoções para alavancar as vendas de sua pick-up.
Afinal o modelo 2023 não teve qualquer mudança nem mesmo uma série especial, recurso comum das montadoras para manter seu produto antigo em evidência.
A versão Comfortline 2023 que é oferecida por R$ 296,860 será vendida até o final de maio por R$ 240,456, um desconto de R$ 56 mil. As demais também serão oferecidas com descontos menores: a versão Highline de R$ 302,370 será vendida por R$ 295,370 enquanto a Extreme topo de linha de R$ 335,500 será oferecida por R$ 325,500.
O preço da versão Comfortline é competitivo uma vez que R$ 240 mil é o preço médio de concorrentes diesel com transmissão manual. A movimentação da Volkswagen é uma resposta ao mercado que está em baixa mas principalmente a movimentação das concorrentes que lançaram novas versões como a Chevrolet S10 Midnight, Toyota Hilux GR-Sport e a nova geração da Ford Ranger mas também a redução recente de preços de modelos como a Nissan Frontier.
Antiga porém mais forte que todas as rivais
E com os atributos de força (a Amarok é de longe a mais potente do segmento) e resistência a Volkswagen promoveu um encontro com a imprensa especializada na Argentina onde ela é produzida. Em pauta, os atributos de tração integral 4Motion, a suspensão mais robusta com molas afastadas da estrutura de chassi e o motor turbodiesel V6 3,0 litros de 258cv com 59kgfm de torque e potência extra de 12cv (272cv) durante 10s, útil em ultrapassagens por exemplo. O câmbio é automático de oito velocidades e a tração é integral permanente com modo 4x4 para alta velocidade e também marcha reduzida.
A versão Comfortline de R$ 240 mil traz um visual mais simplificado sem faróis em LED, rodas de liga com pneus de 17 polegadas, ar condicionado manual Climatic, protetor de caçamba, engate removível, multimídia Composition simplificado e ainda com CD Player mas com bluetooth e rádio além de conexão com celular via App Connect, computador de bordo e faróis de neblina.
Na parte externa a Amarok não sofreu mudanças e incorpora um santantonio tubular com o nome da pick-up enquanto estribo e capota marítima são oferecidos como acessório.
Por dentro o projeto antigo evidencia a idade da Amarok. O painel é de plástico rígido, a multimídia de sistema antigo e o painel privilegia instrumentos analógicos. Até mesmo o freio de estacionamento usa alavanca tradicional. Apesar de tudo isso, fica evidente a boa qualidade de montagem e a preocupação com a durabilidade do produto.
Teste de capacidade
Testamos a Amarok na região de Baradero, próximo a Zarate, cerca de 130km de Buenos Aires para avaliar sua capacidade off road e também de aceleração na estrada. Partindo da capital sob trânsito intenso os 258cv da Amarok aparecem rapidamente e exigem controle para não exceder o limite da via. A Amarok não sofreu nenhuma mudança mecânica na linha 2024 mas até o momento é a mais forte do segmento de Pickups médias. Em situações de ultrapassagem, o modo Overboost entrega 272cv por 10s onde a Amarok entrega maior confiança para fazer a manobra.
Já na fazenda Los Alamos, os técnicos da Volkswagen se preocuparam em mostrar os atributos off road em provas como aceleração na areia, arrasto de um tronco que pesa 1 tonelada, ganchos para amarração de carga presos ao chassi e não à caçamba e também manobras em declives e aclives que inclinam a carroceria da utilitária.
Depois a experiência off road levou a pick-up a vencer obstáculos de até 35 graus de inclinação, com subidas e descidas íngremes onde foram úteis os sistemas de tração 4x4 e controle de descida (HDC).
Futuro incerto
Os executivos da Volkswagen desconversam sobre os planos de reestilizacao da sua pick-up. É possível que após o período de promoção a Volkswgen anuncie uma reestilização de sua Pickup. Isso porque a nova geração que já é produzida na África do Sul está descartada na América do Sul (mesmo com a nova geração da Ranger que compartilha chassi com a nova Amarok) sendo produzida ao lado da concorrente em General Pacheco, nos arredores de Buenos Aires.
Ao menos uma mudança leve de estilo, adoção da multimídia Volksplay e inclusão do novo logotipo da marca já deixaria a Amarok mais próxima dos outros produtos da marca no mundo. Por hora essa alteração não está prevista e a VW segue oferecendo a Amarok com preços mais competitivos, boa notícia para quem aprecia sua boa capacidade off road e motor V6 turbodiesel com 258cv.