Farol da Bahia testa o Citroën C3 hatch “Live”
Versão 2024 de entrada agora tem novos itens de série
Atualmente os carros mais baratos do mercado nacional são Renault Kwid, Fiat Mobi e também o Citroën C3, cujos preços começam na faixa dos R$ 70 mil. Porém, Kwid e Mobi são conhecidos subcompactos de espaço diminuto e antes de chegar na faixa onde estão HB20, Polo, Argo e Onix por exemplo, um dos compactos ainda no preço entre os mais baratos está o Citroën C3 que já tem dois anos de mercado.
Com visual conhecido que estreou em setembro de 2022 e sem retoques nos últimos dois anos, a versão de entrada Live tem pára-choque com maior parte da peça em plástico, maçanetas e retrovisores também sem pintura, rodas de aço aro 15 revestida com calota e um interior bastante simplificado.
Não há cobertura que diferencia o painel, frisos cromados e outros acabamentos que tornem o C3 mais. A ideia aqui é chegar a um custo baixo.
Motor do Citroën C3 Live: 1.0 Firefly
O Citroën C3 tem “alma” Fiat com o motor 1.0 Firefly três cilindros flex de 71/75cv e 10kgfm de torque máximo combinado com o câmbio manual de cinco marchas usado há anos pela linha da marca italiana. De relação amistosa, a relação do câmbio tira o máximo proveito do motor tri cilíndrico do hatch. Giro relativamente mais baixo, que é o uso urbano, o C3 será bem econômico e ágio ainda que um pouco alto demais por conta dos seus 18 cm de altura do solo.
Dimensões do Citroën C3
Por um lado é muito bom pois ele enfrenta buracos, valetas e outros obstáculos com muita valentia. No entanto em curvas mais fechadas a carroceria tende a balançar um pouco por conta da sua altura. Ele tem 3,99m de comprimento, 1,73m de largura, 1,56m de altura e 2,54m de entre eixos. Compacto por fora mas grande por dentro, o C3 traz virtudes dos compactos que sempre fizerem sucesso no Brasil.
A versão de entrada do Citroën C3 traz o que é essencial para um carro de entrada em 2024: ar-condicionado manual, um ponto de carga de celular, direção elétrica, calotas e bancos em tecido. Até mesmo a multimídia é um opcional e aqui não traz sensor ou câmera de ré.
Consumo do C3 no nosso teste
Ao longo de uma semana rodamos com etanol a uma média de 11,5km/l e em um trecho de estrada a 100km/h o consumo sobe para 16/l, boa média em um carro compacto mas de carroceria avantajada.
Claro que em um carro de entrada se notam várias economias: a chave bastante simplificada (na versão 2025 o C3 troca a chave comum por uma do tipo canivete), para sol em tamanho reduzido e sem iluminação, controle por cabo e não do tipo elétrico para ajuste dos retrovisores externos entre outras economias.
Até mesmo a ampla área envidraçada do C3 remete as do antigo Fiat Uno. Ao menos seu diminuto painel digital traz indicador de temperatura do motor coisa que muitos carros abriram mão por uma economia tão desnecessária e que fará falta no futuro.
Seu preço é de R$ 74,7 mil mas olhando sites e anúncios de concessionários encontramos rapidamente o C3 por R$ 70 mil o que coloca o carro no mesmo nível de preço dos modelos de entrada da Renault e Fiat. No entanto a grande vantagem para o C3 fica por conta do espaço interno uma vez que a simplicidades são comuns nos três veículos mais em conta do país. para quem exige espaço e quer atributos de uma mecânica confiável e econômica, o Citroën C3 deve ser considerado na lista de modelos de entrada que podem cumprir bem o papel de carro da família para orçamentos reduzidos.