Farol da Bahia testa o Mercedes-Benz EQB 250 elétrico
SUV tem 7 lugares e motor de 190cv com até 470km de autonomia

No universo das marcas premium a eletrificação é uma realidade. Na Mercedes-Benz a eletrificação será “total” dentro alguns anos, tanto que a marca não vai mais lançar nenhum motor a combustão novo.
Entre as opções de veículos de 7 lugares a Mercedes Benz há alguns concorrentes diretos e indiretos para o EQB 250, que foi avaliado pelo Farol da Bahia. Enquanto o Volvo EX90 não chega (a pré venda começa no fim do ano) e a Audi oferece o Q7 apenas com motor a combustão e sistema híbrido leve, a marca Mercedes-Benz vai além com o EQB 250. Em seu porte ele estaria mais para XC40 Recharge e BMW iX3 que são elétricos mas não veículos de sete lugares.
Com tração unicamente elétrica ele traz quase tudo o que um GLB é capaz de oferecer em termos de espaço e sete bancos. Porém, sem o estilo esportivo do seu irmão com motor a combustão. O estilo é mais suave nas linhas dianteiras e traseiras, com grade fechada na frente, mas mantendo um certo ar conservador com frisos largos e cromados por todo o carro.
No destque estão a faixa de LED na dianteira do carro, rodas aro 19 AMG e dimensões compactas para um carro capaz de levar sete pessoas. O EQB não é tão alongado quanto seus rivais premium com seus 4,64m de comprimento, 1,68m de altura, 1,83m de largura e 2,82m de entre-eixos.
Por dentro o EQB 250 é bem futurista trazendo as soluções recentes como as telas integradas e as saídas de ar ao estilo turbina de avião com o volante AMG e novas luzes interiores configuráveis. O painel é digital com 10 polegadas assim como a multimídia, ambos de alta resolução com sistemas para monitorar a tração elétrica, autonomia da bateria e comandos de voz do sistema MBUX.
Motor elétrico com até 470km de autonomia
O motor parece não empolgar à primeira vista uma vez que é o mesmo do EQA. São 190cv com 39kgfm de torque, que na prática pode não ser muita potência mas corresponde a um torque bem elevado. As baterias tem 66,5kwh capaz de superar os 400km de autonomia no uso real. A Mercedes fala em até 470km.
Recarregamos o EQB 250 em um carregador residencial de 11kw, capaz de "abastecer" o elétrico em oito horas sendo que em Salvador por exemplo, há alguns pontos públicos de carga disponíveis em shoppings e eletropostos. O ideal é ter um ponto próprio de carga para “abastecer” o Mercedes Bonz. Com tração integral 4Matic, o EQB250 entrega mais que o suficiente mesmo com o veículo carregado com bagagem e passageiros.
O espaço é bom na dianteira mas as dimensões contidas do EQB não fazem milagre. Ele comporta os 7 lugares porém não há espaço algum para o porta-malas. Com cinco lugares ele tem 495 litros e mais de 1700 com os bancos traseiros rebatidos.
No dia a dia a aceleração sempre empolga com ganho instantâneo de velocidade e com tração integral tudo fica melhor e mais confiante. Mas é preciso lembrar que a direção deve uma resposta um pouco mais direta e o centro de gravidade baixo (por conta do peso das baterias) não entrega a melhor dinâmica possível. O Mercedes tem excelente acabamento e itens de segurança que vão do controle de modos de condução Dynamic Select ao ACC e farois com ajuste automático e conexões de celular sem fio. Mas nada da esportividade proposta por um carro da linha AMG.
Lista de equipamentos em versão única
O EQB 250 impressiona pela lista de equipamentos alinhado ao que um SUV premium propõe. Além dos itens citados há piloto adaptativo com assistentes de condução, porta-malas elétrico, 7 airbags, ar condicionado automático, bancos dianteiros elétricos, teto panorâmico, GPS com sistema de realidade aumentada, carregador sem fio de celular entre outos itens.
O EQB 250 é bem mais caro que SUVs do mesmo porte elétricos ao custar R$ 502 mil. Na mesma faixa de preço com sete lugares o BYD Tan se esforça para ser premium e custa mais: R$ 529 mil. Diante de SUVs premium como o ainda vivo XC90 híbrido e Audi Q7 o EQB é mais em conta.
Fica para o consumidor decidir o que mais lhe atende no dia a dia sendo que a Mercedes capricha no conjunto de itens de série de seu crossover familiar para quem já quer entrar definitivamente na era da eletrificação total.