Farol da Bahia testa o novo Cruze RS 2023
Novidade tem visual esportivo e conhecido motor 1.4 turbo
Muitos bons hatches médios passaram pelo mercado como o Volkswagen Golf, Ford Focus e até Fiat Bravo. Há alguns anos a GM competia com o Vectra GT que parece ter chegado tarde demais enquanto o Cruze veio logo depois mas não deu tempo de fazê-lo liderar neste mercado que quase acabou.
Com a roupagem RS a Chevrolet religa o seu hatch aos modelos tradicionais da marca e hoje reina sozinha vendendo pouco mais de 500 unidades do Cruze hatch em todo este ano. Assim o Farol da Bahia testa o novo Cruze RS de apelo esportivo e o bom conjunto de sempre.
Vale lembrar que a chegada do Cruze RS tirou de linha os modelos LT, LTZ e Premier de uma vez. Visualmente o Cruze RS tem elegante grade ampliada em uma cor escurecida com emblema da GM em preto, moldura nas janelas, adesivo na coluna e retrovisores com capa igualmente escurecida. As rodas personalizadas são novas e basicamente estas são as alterações externas.
Por dentro o destaque fica por conta do acabamento de ótima qualidade, acima do que os concorrentes médios trazem. Mas ainda assim tem poucas diferenciações. Elas de limitam às costuras vermelhas dos bancos em couro, assim como o revestimento do painel.
Este aliás também se mantém idêntico. Traz elementos analógicos em um cluster completo com uma tela colorida central com bons comandos e fácil visualização. A tela de 8” polegadas do MyLink permite parear dois smartphones via bluetooth ao mesmo tempo. O carro tem ainda Wi-Fi nativo coisa que a linha Tracker e Onix estão perdendo por conta da crise mundial de semicondutores.
Mais competente que os SUVs, o desempenho do motor 1.4 turbo no Cruze ganha uma calibração de direção sensivelmente mais firme. Mesmo com suspensão independente na dianteira e eixo de torção na traseira, o hatch é competente nas curvas e na dirigibilidade. Ao comparar com o Tracker que custa o mesmo preço (vamos falar disso adiante), o Cruze entrega muito mais prazer e silêncio ao dirigir. Acelera ainda de zero a 100
Mesmo não sendo “alto” como um Crossover os 2,70m de entre-eixos tornam as viagens prazeirosas mesmo para quem está no banco traseiro que é ligeiramente mais baixo. Outra boa surpresa é a lista de equipamentos que inclui além dos obrigatórios freios ABS e controles de tração e estabilidade o conjunto de seis airbags, multimídia MyLink com câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, acendimento automático dos faróis que são do tipo projetor, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.
E o consumo impressiona positivamente. Abastecido com gasolina o rendimento na cidade ficou em 11km/l após 400km rodados. Na estrada o consumo ficou em 12,7km/l. O Cruze RS custa R$ 152.280,00