Farol da Bahia testa o novo elétrico Ora 03 Skin 2024
hatch tem 171cv e mais de 300km de autonomia na prática
O Ora 03 Skin é uma mistura de conceitos com estilo vintage derivado do Fusca e lista de equipamentos bem completa com motor elétrico de 171cv e preço de R$ 150 mil. Mas quais são os segredos do Ora 03 Skin, modelo mais barato da Great Wall Motors no Brasil em 2024?
O estilo do Ora 03 é arredondado, com carroceria mais larga e proposta de bom aproveitamento de espaço interno. São 4,23m de comprimento, 1,82m de largura e 2,65m de entre-eixos sendo um pouco mais longo e um pouco mais alto que o Dolphin com 1,60m. O porta-malas tem apenas 228 litros e o peso é de 1.405kg. Com seus farois redondos, a traseira e dianteira abaulados, há uma certa herança com a linha Porsche e Volkswagen mas também referências recentes em carros europeus. O Ora 03 mescla tudo isso.
O ponto alto do Ora 03 é o desempenho e nesta versão ele tem 171cv e 25,5kgfm de torque com bateria de 48kwh da marca CATL. Promete 0-100km/h em 8,2s e velocidade máxima de 160km/h. São 76cv a mais que o concorrente da BYD. Essas baterias rendem autonomia de 23km no ciclo Inmetro e 319km no WLTP.
Itens de segurança de série
O Ora 03 já tem itens de segurança ativa desde a versão de entrada Skin. Conta com ACC, frenagem automática e manutenção da distância do carro à frente e nas manobras traserias, câmeras integrais de boa resolução, alerta de ponto cego e até monitoramento do trânsito em imagens 3D projetadas no painel.
Os sistemas de segurança ativos alertam obstáculos a toda hora mas é possível atenuar esse comportamento ou se acostumar a ele. A posição de dirigir é confortável com painel bem afastado onde se nota o bom acabamento e bons encaixes em geral.
Há duas telas com cluster e multimídia com perfil um pouco "foscco", caracteres que poderiam ser maiores mas bons comandos e de certa forma controles intuitivos.
Desempenho no dia a dia
O Ora 03 Skin surpreende no nível de respostas. Seus 171cv de torque imediato surpreendem e não é difícil sentir tracionar as rodas dianteiras. Por ser largo e curto com entre eixos longo, o Ora 03 fica parecido com um pequeno Kart mas poderia ter relações de direção mais precisas. A assistência elétrica é lenta no Ora e o curso de suspensão é mais curto sugerindo precisão. Porém com buracos e valetas pelo caminho ele pode bater "seco" em vários momentos.
No dia a dia o Ora surpreende pela aceleração que entrega e a autonomia é bem interessante para um carro com 48kwh de bateria. Na cidade supera os 300km, muito além dos 230km prometidos pelo Inmetro. Traz cinco anos de garantia mas cobra R$ 3.300 pelas revisões até os 72 mil km, coisa que o concorrente vem sendo agressivo ao oferecer o pós venda inicial sem custo. O carro inclui cabo de 3,5kw que leva mais de 12h para carregar sendo sempre o ideal comprar um wallbox com 7kwh para as recargas em casa.
O Ora 03 Skin é uma escolha interessante dentro desse universo de novos carros elétricos. Seu preço equivale ao de um SUV elétrico 1.0 turbo como Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Fiat Fastback e outros com potência superior e praticamente a mesma autonomia desses crossovers quando abastecidos com etanol. Diante do BYD Dolphin, o Ora 03 tem mais potência custando o mesmo preço e vale a atenção do consumidor para um hatch elétrico com personalidade e promessa de bom desempenho pasando longe do posto.