Farol da Bahia testa o Toyota Yaris XLS 2023 com oito novidades
Modelo mantém estilo e ganha novos itens de série: preço também subiu

No universo dos sedãs compactos as marcas japonesas podem se vangloriar de ocuparem um degrau acima. É o caso do Toyota Yaris que está no Brasil desde 2018 na atual geração e só agora recebeu suas mudanças mais profundas bem como o Honda City. O Farol da Bahia por uma semana avaliou a versão XLS do sedã para provar que o Yaris continua essencialmente o mesmo carro para quem busca a confiança e a tradição da marca.
Olhando para o Yaris 2023 fica evidente que a Toyota quis arriscar pouco nas atualizações. O carro ganhou algumas mudanças já apresentadas em outros países como a nova grade e nova moldura dos faróis auxiliares, inspirados no Corolla, bem como a moldura superior integrada ao farol e que agora traz um DRL em LED. Também mudaram as rodas aro 15 que parecem pequenas mas ganharam um novo desenho e cor acobreada.
Por dentro a mudança mais importante fica por conta do novo tecido dos bancos, mesclando couro e um novo material central. No banco de trás, há dois novos pontos de carregamento de 2.1Amp.
Apesar de manter o mesmo painel e revestimentos, o Yaris agora traz multimídia em todas as versões. Apesar disso, o equipamento não mudou nada. Traz espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto que exige cabo de conexão, Bluetooth e rádio sem surpresas e sem uma resolução que surpreenda. Para o nicho no painel, merecia um equipamento maior e interface melhor.
Motor 1.5 foi recalibrado
O Toyota Yaris ganhou também algumas novidades “invisíveis” como uma nova calibração do motor 1.5 quatro cilindros flex, solução bem tradicional que segue sem mudanças. Apesar disso o motor foi recalibrado e ganhou novo sistema de exaustão para reduzir emissões de poluentes, exigência do Proconve L7. As especificações não mudaram: o motor flex rende até 110cv e 14,9kgfm de torque trabalhando com câmbio automático do tipo CVT.
Novos itens de segurança
Na versão XLS há novidades como alerta de mudança de faixa com aviso sonoro e alerta de frenagem. Avanços importantes mas é preciso lembrar que no segmento já existem soluções como controle de Cruzeiro adaptativo, carregador de celular por indução, espelhamento sem fio de multimídia entre outras soluções que o Yaris ainda não oferece. Na parte de segurança agora há um novo airbag somando sete bolsas infláveis enquanto freios ABS e controles de tração e estabilidade seguem oferecidos como itens de série.
Estável e confiável
Ao acionar a partida por botão e rodar com o Yaris se nota o que atrai consumidores para o compacto da Toyota. Mesmo de construção e acabamento simples o carro se mostra silencioso, estável e com boa ergonomia a bordo. O motor de 110cv não é mais do que o suficiente, ficando dentro do esperado bem como o comportamento do câmbio CVT de relações mais lentas mas que preza pela economia. A relação de suspensão não sofreu qualquer mudanças e permanece precisa, silenciosa e com bom equilíbrio mantendo conforto.
Ao longo do nosso teste o carro chega a marcar 10km/l com etanol na cidade e 12,5km/l na estrada. Para seus 4,42m de comprimento e 2,55m de entre eixos, sem falar na proposta mais familiar de um sedã de marca japonesa o Yaris é aquele carro confiável, estável e que transmite qualidade mecânica ainda que fique devendo alguns itens tecnológicos. O preço, no entanto, subiu bastante com essas mudanças pontuais.
Lançado em fevereiro por R$ 114 mil o Yaris XLS sedã já custa R$ 118 mil na linha 2023. Caro? Sim mas é preciso considerar que sedãs compactos já estão na faixa dos R$ 110 mil como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus. Considerando o New Honda City sedã na faixa de R$ 125 mil, bem mais equipado e mais caro, o Toyota se mantém fiel para o seu público e com algumas atualizações suficientes para se manter competitivo.