Farol da Bahia testa Peugeot 2008 série especial Skywalker

Modelo tem visual específico e bom motor THP de até 173cv

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa Peugeot 2008 série especial Skywalker

Pouca gente sabe mas o Peugeot 2008 THP é o modelo mais rápido do segmento de crossovers compactos. E engana-se quem pensa que o Jeep Renegade é o mais potente pois o Peugeot apesar dos 12cv a menos que o líder é bem mais leve e ganha na relação “peso potência”. E assim, a Peugeot que vem crescendo nas vendas tem neste modelo que vende 10% do volume do próprio Renegade traz atributos interessantes a bordo. Isso começa pelo motor 1.6 THP turbo de até 173cv.

O Farol da Bahia avaliou o Peugeot 2008 Skywalker, série limitada que teve apenas 310 unidades produzidas com detalhes e acabamento especial. 

O leitor atento pode indicar que neste segmento de crossovers compactos o Jeep Renegade agora com motor 1.3 turbo de 185cv é o mais potente. Mas a relação peso potência favorece o Peugeot 2008 que pesa 1.246kg. Nele, são 7,2kg/cv enquanto o Renegade tem 8,8kg/cv pesando 1.476kg. Assim, Peugeot é bem mais desenvolvo e surpreende no desempenho do motor 1.6 turbinado. 

Série Skywalker 

Feito para os fãs da saga Star Wars, o Peugeot 2008 Skywalker tem acabamento exclusivo cheio de detalhes especiais. Nas portas, traz o emblema da Aliança Rebelde, a assinatura Skywalker na tampa do porta-malas abaixo da lanterna, a capa dos retrovisores e maçanetas ganham acabamento tom grafite e as rodas raiadas de liga leve de 16” trazem pintura Gris Anthra.

Por dentro há tapetes com a assinatura “Skywalker”, os bancos mesclam couro e tecido com costura cinza, a multimídia tem ícones com tom acobreado e o painel tem acabamento superior em cinza. 

Qualidade interna e espaço restrito  

Se por fora o carro tem poucas mudanças além dos emblemas, o interior chama a atenção pela qualidade da montagem. O revestimento do teto é claro dando sensação de amplitude e o teto de vidro é panorâmico. Sensação é uma verdade presente no 2008. Apesar do porta malas de 355 litros que é apenas suficiente para a proposta, o entre-eixos do 2008 é de parcos 2,60m. Assim, ele continua apertado para quem viaja atrás embora tenha dimensões apropriadas para o segmento com 4,15m de comprimento, 1,73m de largura e 1,58m de altura. 

O Peugeot 2008 segue com alguns paradoxos fruto do estilo arrojado que a marca sempre deteve em seus modelos e ao mesmo tempo denuncia a idade do seu projeto. 

Há itens como o manche no lugar da alavanca comum de estacionamento, o teto amplo de vidro, seletor de modos de terreno “Grip Control” e até ar condicionado dual zone. No entanto, não há alerta de ponto de cego, alerta de frenagem, a multimídia mantém o ponto USB na moldura exigindo que o cabo fique pendurado no painel enquanto carrega e espelha o celular e o equipamento poderia ter resolução melhor da câmera e mais comandos do carro à disposição. Tudo isso é fruto do projeto antigo do 2008 que foi lançado aqui há sete anos e desde então segue quase sem nenhuma mudança relevante. 

Desempenho invejável 

Apesar dos pesares, o Peugeot 2008 é feito para quem gosta de dirigir. Bem diferente das versões de entrada com motor 1.6 aspirado, o modelo Skywalker que é baseado na versão Griffe tem motor 1.6 THP com 166/173cv e 24,5kgfm de torque disponível a partir de 1.750rpm. 

Mesmo com suspensão traseira controlada por eixo de torção, freios a tambor nas rodas traseiras e um conjunto dinâmico mais simples o Peugeot 2008 acelera como gente grande. O motor está sempre disposto a andar mais e mostra um bom casamento com o câmbio Aisin de seis marchas. Em termos de segurança o veículo tem seis airbags e controle de tração e estabilidade bem como os freios dianteiros com ABS.

Calibrado para o conforto, o Peugeot 2008 cumpriu uma agenda de duas viagens em uma semana. Percorrendo a estrada de São Paulo em direção a Santo Antônio do Pinhal, vizinha a Campos do Jordão, no vale do Paraíba, o Crossover da Stellantis cumpriu o trajeto com maestria incluindo uma boa performance nas curvas fechadas da serra da Mantiqueira.m

“Custo benefício” na potência e desempenho  

Enquanto esperamos a estreia do novo Peugeot 2008, que cresceu 15cm em relação ao modelo atual e ganhou a nova identidade visual no mercado europeu, o atual segue defasado no estilo e na lista de equipamentos. Porém, quem gosta de uma boa performance na direção irá investir menos que os concorrentes - R$ 121,9 mil - e terá nas mãos um Crossover ágil e de ótimo desempenho para superar o Jeep Renegade (na relação peso potência), e também concorrentes como Volkswagen T-Cross 250 TSI de 150cv e Chevrolet Tracker 1.2 turbo de 133cv. Quem gosta de acelerar irá se surpreender com o 2008. Ainda que ele receba em breve uma nova geração da qual se sabe bem pouco aqui no mercado brasileiro.

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