FBDA lança programa ‘Atleta Salva-Vidas’
Iniciativa oferece um curso de suporte básico de vida que visa ações de prevenção ao afogamento
Foto: Agência Brasil
A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) com apoio de instrutores do Grupo de Bombeiro Militar (Gmar), através do Major Luciano Alves, e do grupo de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), Jader São Pedro, lança o programa ‘Atleta Salva-vidas’. A iniciativa oferece um curso de suporte básico de vida, que será realizado no dia 29 de maio. No total, serão ofertadas 40 vagas.
O curso é voltado para atletas de Desportos Aquáticos e tem o objetivo de ajudar no desenvolvimentos de condições técnicas para auxiliar no salvamento e na prevenção de acidentes, diminuindo os riscos do afogamento. "O trauma diferentemente de outras doenças ocorre inesperadamente na grande maioria das vezes, o que gera invariavelmente uma situação caótica dentro do âmbito familiar. Dentre os diferentes tipos de traumas, o de maior impacto é sem dúvida o afogamento. Situações de catástrofe familiar podem ser observadas quando famílias inteiras se afogam juntos, por desconhecimento, ou pela tentativa infrutífera de salvar uns aos outros", diz trecho do artigo que descreve a importância de ser um atleta Salva-vidas.
“O atleta de natação já tem uma habilidade importante que é saber nadar. Se aliado a técnicas de salvamento, mesmo que básicas, pode acontecer que em casos extremos, o atleta pode vir a salvar uma vida”, afirmou Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
Requisitos
Para preencher as vagas disponíveis e se tornar um atleta Salva-vidas, basta ser atleta federado, ter idade a partir de 14 anos e enviar um email para [email protected]. detalhando: nome, idade, clube e Whatsapp.