FCA confirma elétricos para 2021 e terá rede de carga em parceria com Enel
Programa de investimentos prevê uso de carros por aluguel seguindo modelo europeu
2021 servirá como consolidação dos carros elétricos no país. Além de investimentos anunciados do grupo Volkswagen, Volvo e BMW a FCA anunciou nesta semana o lançamento do programa e-Mobility que irá integrar as soluções de mobilidade para a recarga de veículos elétricos serão lançados aqui em 2021. Neste primeiro momento a FCA enxerga o veículo elétrico como uma plataforma de uso, o que significa oferecer a mobilidade por meio de sistemas de locação, exemplo seguido por outras marcas. O próprio presidente do grupo mencionou essa possibilidade em um comunicado apresentado à imprensa:
"O e-Mobility vai muito além de carros elétricos, é um projeto que consiste em diversos fatores. Tudo isso com um único objetivo: promover a mobilidade sustentável, sendo esta uma das principais prioridades da FCA. A indústria automobilística se remodela com soluções sustentáveis, mas sempre buscando atender a melhor experiência possível de um cliente durante o seu deslocamento", destaca o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa.
Um dos parceiros do e-Mobility é a distribuidora Enel X, que poderá prover a infraestrutura necessária para a recarga dos veículos. Segundo a FCA há um grupo de 65 profissionais de diversas áreas envolvidos no projeto de parceria.
Compass 4Xe, Fiat 500e e Renegade 4Xe
A FCA já confirmou o lançamento de dois modelos eletrificados no mercado nacional e há possibilidade de um terceiro. Veja quais são:
O compacto Fiat 500e deve ser o primeiro modelo a desembarcar no país no ano que vem. Na Europa ele tem duas versões com autonomia de 180km ou 320km (42kW). A Fiat já confirmou o lançamento da novidade que deve chegar ainda no primeiro trimestre de 2021.
Outra novidade é o Compass 4Xe híbrido que deve chegar ao mercado nacional em 2021. Virá importado da Europa embora tenha o motor 1.3 turbo de 180cv (que já é produzido aqui) e um propulsor elétrico alimentado por baterias posicionadas no assoalho e que rendem 60cv. A potência combinada divulgada é de 240cv, bastante acima do que temos atualmente no mercado.
Ainda não confirmado mas com boas chances de desembarcar por aqui é o Renegade 4Xe Tem o mesmo motor do Compass híbrido somando 240cv. O rendimento é de aproximadamente 47km por litro segundo a própria FCA na Europa.