Febraban afirma que crédito aumentou em 0,8% no mês de outubro
Carteira de pessoa física deverá expandir em 1,1%
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Pesquisa Especial de Crédito da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), publicada nesta segunda-feira (18), em São Paulo, mostra que o saldo total da carteira de crédito deve aumentar 0,8% em outubro, visto que o ritmo de ampliação anual pode retornar aos dois dígitos, atravessando 9,9% a 10,4%.
A ênfase da pesquisa ficou em função do crédito voltado às empresas, que deve seguir 2,1%, sobretudo graças a exaltação dos financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e aos programas públicos, como lançamento do Programa Acredita, direcionado para as pequenas e micro empresas.
A carteira “pessoa física direcionada”, de acordo com o levantamento, pode aumentar 1,1% no mês, promovida pela correção dos financiamentos imobiliários e pelo crédito rural – repercussão ainda do plano safra. Dessa forma, esta categoria de carteira pode aumentar de 11,2% para 11,4% em sua totalidade.
Ritmo de expansão
A expansão do crédito livre, por seu lado, deve aumentar só 0,4% em outubro, mas ainda assim suficiente para agilizar o movimento de expansão anual da carteira, de 9,1% para 9,7%. Em outubro, os presságios indicam progressões de 1,1%, incidindo sobre linhas de financiamento de veículos, crédito pessoal e cartão à vista, amparado pelo crescimento do emprego e renda.
A pesquisa da Febraban parte das denominações dos dados consolidados dos bancos mais importantes do Brasil, que retratam, segundo as linhas de crédito, de 42% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional. O levantamento é transmitido todos os meses como uma preliminar dos dados oficiais, que devem ser comunicados no dia 28 de novembro pelo Banco Central.