Febraban alerta sobre golpes ao realizar pagamentos em maquininhas no Carnaval
Entre as recomendações da instituição, está desabilitar pagamentos por aproximação e cuidados com celulares

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os festejos para o carnaval 2025 começam neste sábado (22) e, com isso, surge a necessidade de se proteger ao realizar pagamentos no meio da folia. Por isso, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) separou algumas dicas para quem deseja aproveitar o carnaval com segurança.
A Febraban ressalta que a maioria dos furtos e golpes ocorre em meio às multidões dos blocos. Os criminosos aproveitam as aglomerações e a distração dos foliões para praticar os atos.
Para quem pretende levar os cartões de crédito para os circuitos, a instituição recomenda a desabilitação temporária da função de pagamento por aproximação, deixando habilitada apenas a possibilidade de pagamento por inserções dos cartões nas maquininhas.
Além disso, a instituição ainda recomenda o folião a ficar atento na hora de realizar os pagamentos. Um golpe comum é o da troca de cartões no momento em que o pagamento é feito. O criminoso aproveita a distração do cliente e, após decorar a senha dele, troca o cartão sem que ele veja.
Por isso, é necessário atenção no momento de pôr a senha. Além disso, é aconselhável verificar se no visor da máquina exibe apenas asteriscos no campo da senha.
A Febraban ainda ressalta a importância de solicitar o comprovante de pagamento para verificar se não houve alteração no valor da compra. Isso também pode ser verificado através do aplicativo do banco ou por meio de mensagens de SMS.
Também é recomendado que o limite de pagamento via PIX seja alterado no aplicativo do banco. O ideal é acionar apenas o valor estimado para gastar durante a folia.
A instituição também ressalta os cuidados a se ter com os aparelhos celulares. Com o telefone em mãos, criminosos podem acessar senhas de aplicativos bancários e outros dados do usuário. Por isso, é importante evitar guardar o aparelho no bolso.