Fecomércio prevê queda de 36% nas vendas para o Dia das Mães na BA
Shoppings inovam com compras drive thru
Foto: Reprodução/G1
Levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) aponta que as vendas do comércio varejista para o Dia das Mães devem cair 36% na Bahia, em relação ao mesmo período de 2019. A redução equivale a cerca de R$ 500 milhões que o comércio baiano deixará de arrecadar.
Em 2019, a data teve um saldo positivo com um aumento nas vendas de 4,9% em relação ao mesmo período de 2018. Para a Fecomércio, o Dia das Mães, longe dos tempos de pandemia do novo coronavírus, era a segunda melhor data para as vendas no comércio, ficando atrás apenas do Natal.
Com o isolamento social, necessário para evitar a disseminação do Covid-19, muitas lojas de rua estão fechadas, e os shoppings não funcionam desde 21 de março, após decreto da prefeitura com medidas de combate ao novo coronavírus. Para tentar fugir do prejuízo, alguns shoppings de Salvador e do interior da Bahia estão apostando na venda dos produtos dos centros de compras através da modalidade drive thru.
Em um dos shoppings da capital baiana, um dos estacionamentos virou ponto de entrega. São mais de 40 lojas entregando os produtos em baias instaladas na área que, antes, era tomada pelos carros.