Felipe Brandão e Alexandre Coimbra Amaral receberam leitores para bate-papo sobre luto em lançamento de livro!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
Escritor e editor Felipe Brandão lançou o primeiro livro Conversas que não tive com a minha mãe na Livraria da Travessa de Pinheiros, na quinta-feira (25/05). Evento contou com a participação do psicólogo e palestrante Alexandre Coimbra Amaral, além de reunir dezenas de leitores, incluindo a atriz e diretora Beth Goulart.
Os dois conversaram sobre os aspectos do luto, principal tema da obra publicada pela editora Oficina Raquel, e a influência da literatura na amenização das dores da perda. No “pequeno livro da ausência”, como foi denominado pelo autor, ele revive as memórias de sua mãe, que morreu quando ainda era uma criança. Também atravessa as dificuldades enfrentadas pela família e apresenta diálogos que gostaria de ter tido com a figura materna.
Entre falas emocionadas, o autor agradeceu a recepção positiva: “Comecei a receber feedbacks e fiquei assustado com as mensagens sobre coisas que antes não tinha dado tanta atenção. Era uma insegurança. Recebi textos imensos, até maiores que meu livro”. Durante o diálogo, ele também comentou sobre a morte recente do pai e sobre o enlutamento simbólico experienciado por pessoas LGBTQIA+.
Questionado por um leitor sobre a possibilidade de superar essa dor, Alexandre Coimbra Amaral afirmou: “seria uma tragédia se a gente superasse o luto. O luto não é para ser superado, é para ser vivido. Tem dias que dói e dói, que a gente sente que precisa gritar. Tem dias que a gente só faz silêncio, lembrando de quem morreu”.
Esse sentimento, segundo o psicólogo, permite a construção de um mundo mais generoso e empático - assim como pode ser visto no livro de Felipe Brandão. “A obra é uma companheira para o luto, o Felipe se faz companhia para os leitores”, explica.
FICHA TÉCNICA
Título: Conversas que não tive com a minha mãe
Autor: Felipe Brandão
Editora: Oficina Raquel
ISBN/ASIN: 78-8595000841
Formato: 12 x 18 cm
Páginas: 96
Preço: R$ 59,00
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor: Felipe Brandão é gerente editorial, especialista na criação e construção de marcas. Apaixonado por livros, é o criador do “esqueça um livro”, projeto de incentivo à leitura, eleito pela revista Época como uma das razões para amar SP. Também foi eleito como um dos editores do futuro, no livro 100 nomes da edição no Brasil (Oficina Raquel), de Leonardo Neto. Estudou comunicação, marketing, negócios e psicanálise. Conversas que não tive com minha mãe é seu primeiro livro.