• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Fernanda Torres e 'Ainda estou aqui' são indicados ao Oscar como Melhor Atriz e Melhor Filme; está é a 1º vez do Brasil na categoria principal da premiação

Fernanda Torres e 'Ainda estou aqui' são indicados ao Oscar como Melhor Atriz e Melhor Filme; está é a 1º vez do Brasil na categoria principal da premiação

Cerimônia deste ano será realizada no dia 2 de março, a partir das 19h.

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Fernanda Torres e 'Ainda estou aqui' são indicados ao Oscar como Melhor Atriz e Melhor Filme; está é a 1º vez do Brasil na categoria principal da premiação

Foto: Reprodução/'Ainda estou aqui'

Fernanda Torres e o filme "Ainda estou aqui" foram indicados ao Oscar nas categorias Melhor Atriz, Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, nesta quinta-feira (23). A cerimônia será realizada no dia 2 de março, a partir das 19h.

Esta é a primeira vez que o Brasil compete na categoria principal, que é a de Melhor Filme, e já premiou longas como "A Lista de Schindler" (1993); "Onde os fracos não têm vez" (2008); "12 anos de escravidão" (2014); "Moonlight: sob a luz do luar" (2017); e "Parasita" (2020) e consagrou "Oppenheimer" na edição de 2024.

Dirigido por Walter Salles, "Ainda estou aqui" arrecadou mais de R$ 73 milhões em bilheteria e levou mais de três milhões de pessoas aos cinemas no Brasil, sendo a produção nacional com maior público desde a pandemia.

Baseado no livro homônimo do jornalista Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" retrata a memória da família do próprio escritor, que perdeu o pai para a Ditadura Militar. O corpo de Rubens Paiva, retirado de casa por militares há 54 anos, em 20 de janeiro de 1971, nunca foi encontrado. 

No filme, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva, que lutou para que o Estado brasileiro fosse reconhecido como o responsável pela morte do marido, Rubens Paiva, durante o período da ditatorial brasileiro. 

O filme se destacou em diversos festivais internacionais por todo o mundo, ganhando inclusive o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, em setembro.
 

MELHOR ATRIZ

Fernanda Torres é a segunda brasileira indicada à categoria, sucedendo a própria mãe, Fernanda Montenegro, que competiu com o filme "Central do Brasil", em 1999, também dirigido por Salles. No ano da indicação de "Fernandona", quem saiu vitoriosa da cerimônia foi a norte-americana Gwyneth Paltrow, por "Shakespeare Apaixonado". Recentemente, ela ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em drama

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Na categoria de Melhor Filme Internacional, "Ainda Estou Aqui" é o quinto brasileiro indicado à premiação. Os anteriores foram "O Pagador de Promessas" (1963); "O Quatrilho" (1995), "O Que É Isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999).

Assim como Fernanda Torres, o filme também foi indicado ao Globo de Ouro. Diferentemente da atriz, no entanto, perdeu para o francês "Emilia Pérez", de Jacques Audiard.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário