Fernanda Torres e Fernanda Montenegro são a segunda dupla de mãe e filha na história a concorrer à Melhor Atriz no Oscar
Brasileiras dividem posto com Judy Garland e Liza Minnelli
Foto: Globo/Divulgação
As indicações para o Oscar 2025 foram reveladas nesta quinta-feira (23) e 'Ainda Estou Aqui' foi um dos destaques. O filme de Walter Salles recebeu três indicações ao prêmio, sendo elas: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres, protagonista do longa. Torres entrou para a história do cinema mundial, pois, com a nomeação, ela e a sua mãe, Fernanda Montenegro, são a segunda dupla de mãe e filha a concorrer à categoria de Melhor Atriz.
Torres e Montenegro compartilham a conquista com Judy Garland e Liza Minnelli. Judy foi indicada a Melhor Atriz em 1955, pelo filme 'Nasce Uma Estrela (1954)', e venceu o prêmio. Já a sua filha foi indicada em 1973, pelo longa 'Cabaret (1972)', e também saiu vitoriosa.
Fernanda Montenegro não levou a estatueta para casa por sua atuação em 'Central do Brasil (1998)', também dirigido por Walter Salles. O Oscar de Melhor Atriz em 1999 ficou com Gwyneth Paltrow, pelo seu papel em 'Shakespeare Apaixonado (1998)'.
Outras duplas de mãe e filha também foram indicadas ao Oscar, porém em outras categorias. A atriz Isabella Rossellini, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante em 2025, compõe a lista com a sua mãe, Ingrid Bergman. Além delas, Diane Ladd e Laura Dern; Goldie Hawn e Kate Hudson; Janet Leigh e Jamie Lee Curtis compartilham a conquista.
Fernanda Torres é uma das favoritas para vencer a categoria este ano. A atriz está sendo aclamada pela sua performance no filme que conta a história de Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, ex-deputado sequestrado e morto durante o período da ditadura. Torres venceu o Globo de Ouro deste ano, na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama, o que elevou as expectativas da sua vitória no Oscar.
A brasileira concorre à categoria do Oscar com Cynthia Erivo, por “Wicked”; Karla Sofía Gascón, por Emilia Pérez; Mikey Madison, por “Anora”; e Demi Moore, por “A Substância”.
Se o Oscar de Melhor Atriz não for para a brasileira, Torres e Montenegro serão a única dupla da lista sem uma estatueta.
LEIA TAMBÉM:
- Ainda estamos aqui': famílias de vítimas da Ditadura Militar conquistam direito de retificar certidões de óbito
- Lula celebra indicação de 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres no Oscar
- Jerônimo Rodrigues promete levar 'Ainda Estou Aqui' para escolas estaduais da Bahia
- 'Ainda Estou Aqui' recebe indicação ao BAFTA de melhor filme internacional
- Militares acusados pelo assassinato de Rubens Paiva recebem mensalmente mais de R$ 140 mil de salários e pensões
- OAB pede para que cartórios retifiquem certidão de óbito de vítimas da ditadura