Ferramenta usa fotos de pontos turísticos para criar imagens 4D
Pesquisadores receberam ajuda da Disney e de ex-CEO da Google
Foto: Reprodução/TecMundo
Os pesquisadores da Cornell Tech publicaram um estudo durante a European Conference on Computer Vision, realizada virtualmente de 23 a 28 de agosto, onde demonstraram imagens em 4D de alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo. As imagens em 4D possuem profundidade 3D e apresentam variações visuais de acordo com a variação do tempo. O estudo foi parcialmente financiado pelo filantropo Eric Schmidt, ex-CEO da Google, e a esposa.
Para conseguir dar o efeito 4D nas imagens, os pesquisadores usaram a função plenótica, que descreve a aparência de algo de todos os pontos de vista possíveis no espaço e no tempo. Isso seria alcançado de maneira mais cômoda se eles pusessem centenas de câmeras fixadas ao redor de uma cena, gravando as variações de imagem dia e noite. Contudo, esta solução não seria nem prática e nem barata.
Por isso, os pesquisadores se inspiraram uma em técnica de animação criada pelos Estúdios Walt Disney, na década de 1930, que sobrepunha camadas de transparências para criar um efeito 3D sem redesenhar todos os objetos de uma cena. A diferença é que, agora, a técnica foi aplicada em fotos reais, ao invés de desenhos. Essa nova representação da aparência em quatro dimensões recebeu o nome de “Deep Multiplane Images”.