Festa de Nossa Senhora da Purificação começou no domingo (22) em Santo Amaro, no recôncavo baiano
O tradicional evento, que segue até o dia 2 de fevereiro, atrai milhares de fiéis católicos do Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A tradicional festa de Nossa Senhora da Purificação teve início no último domingo (22), às 19h, em Santo Amaro, cidade histórica do recôncavo da Bahia. O evento, que segue até o dia 2 de fevereiro, atrai milhares de fiéis católicos de diversas partes do Brasil.
Os devotos acompanham a festa religiosa há mais de 200 anos em Santo Amaro, onde Nossa Senhora é aclamada de Rainha do Recôncavo Baiano. Com o apoio da matriarca dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, dona Canô, o evento ganhou notoriedade em todo o país.
Durante esse período de celebrações, os sinos da igreja tocam todos os dias, às 12h, às 15h e 18h e diariamente os fiéis rezam o terço. O novenário é um dos poucos eventos religiosos do país que mantém a tradição do canto em Latim.
Em 2023, o tema central da festa é “Movidos pela Trindade Santa e sob a proteção de Nossa Senhora da Purificação, somos uma Igreja Sinodal.” Dessa forma, os participantes católicos meditam todos os dias sobre uma particularidade da igreja que ajudará no crescimento da fé, na tomada de consciência da identidade cristã.
Conforme a tradição, as baianas fazem a lavagem das escadarias e do adro da igreja Matriz com suas águas de cheiro. Além disso, é esperada a apresentação de um coral e uma orquestra de mais de trinta integrantes. No dia 2 de fevereiro, acontece a alvorada de fogos, bênção das velas e procissão.
Os celebrantes convidados serão padres que atuam nas cidades baianas: Itaparica, Saubara, Muritiba, Cachoeira, Ibirataia, Lauro de Freitas e Salvador. As missas poderão ser acompanhadas à distância, com transmissão pela internet.