Festa onde três contraíram febre maculosa tinha 3,5 mil pessoas
'Feijoada do Rosa' foi realizada no dia 27 de maio, em Campinas
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A ‘Feijoada do Rosa’, festa onde três pessoas contraíram febre maculosa, reuniu 3,5 mil pessoas no dia 27 de maio na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP). As três pessoas que já tiveram os exames confirmados para febre maculosa morreram no dia 8 de junho, após sentirem sintomas como febre, dor e erupções vermelhas pela pele.
As vítimas são: Evelyn Santos, de 28 anos, a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, e o namorado dela, o empresário Douglas Costa, de 42 anos. Na última terça-feira (13), a Prefeitura de Campinas confirmou a morte de uma adolescente de 16 anos que também estava na mesma festa e tinha suspeita da doença. Nesse caso, a causa da morte ainda está em investigação.
Campinas confirmou que há um surto da doença na Fazenda Santa Margarida e os eventos no local estão suspensos até que seja apresentado um plano de contingência ambiental. Em nota, a Fazenda Santa Margarida alegou que sempre age de acordo com as exigências relacionadas à Vigilância Sanitária e que mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados.
Doença
A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida aos seres humanos através da picada de carrapatos infectados. Os carrapatos-estrela, em particular, são conhecidos como os principais vetores dessa doença.
Se não for tratada precocemente, a febre maculosa pode levar a complicações graves, afetando órgãos como rins, pulmões e cérebro, podendo resultar em insuficiência orgânica e até mesmo levar à morte.