• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Festas de fim de ano alertam para a importância da testagem em larga escala

Festas de fim de ano alertam para a importância da testagem em larga escala

Teste para detectar a Covid-19 pode evitar disseminação da doença

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Ás

Festas de fim de ano alertam para a importância da testagem em larga escala

Foto: Divulgação

Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus, os brasileiros de forma geral estão se sentindo mais seguros e, diferente do ano passado, já se programam para as festas de fim de ano. Apesar da redução no número de mortes e casos da Covid-19, ainda não é o momento de deixar de lado as medidas que evitam a disseminação do vírus. Afinal, a pandemia ainda não acabou. Especialistas defendem que, neste momento, os cuidados relacionados à saúde precisam ser redobrados. 

É unânime entre os profissionais de saúde que a vacinação com as duas doses e a testagem em massa são as medidas mais eficazes para evitar a propagação do novo coronavírus, principalmente em eventos que reúnem um grande número de pessoas. O farmacêutico e diretor executivo do Laboratório Clab, Clovis Figueiredo, reforça a importância da realização de exames para detecção do vírus em grandes eventos. 

“Essa é uma outra forma de minimizar a disseminação da doença em eventos de grande porte, visto que a pessoa detectada positivamente evitará o contato com as demais. A testagem nesses casos tranquiliza as pessoas e traz segurança ao evento e à saúde dos presentes”, afirma. 

Com a possibilidade de realização das festas de Reveillon e Carnaval, os governos municipais e estaduais já informaram que, como método de evitar a disseminação do novo  coronavírus, a participação do público ocorrerá mediante a comprovação das duas doses da vacina ou, em alguns caso, a apresentação do teste negativo de Covid-19. A prefeitura de Salvador, por exemplo, exigirá o passaporte de vacinação caso os eventos sejam realizados.

Clovis Figueiredo afirma que, após a divulgação da liberação dos eventos, houve um aumento na procura por serviço de testagem. Segundo ele, existem dois exames indicados: antígeno e RT-PCR. “Ambos são aplicados para a detecção do vírus Sars-COV-2, popularmente conhecido como coronavírus”, afirma.

Ainda de acordo com o especialista, a utilização do teste de antígeno se mostra altamente eficaz para triagem e diagnóstico da infecção. Esse tipo de testagem, conforme Figueiredo, é usado “em diversos setores produtivos para triagem dos colaboradores e na realização de eventos, por exemplo, por ser altamente preciso”. 

Além disso, o exame de antígeno é realizado de forma mais rápida e o tempo de espera para o resultado é curto. “O antígeno tem um período de resposta de 20 minutos, enquanto o RT-PCR tem espera de um dia”, afirma.

O farmacêutico reforça que, no caso de eventos, o indicado para garantir um cuidado maior com o público é realizar os exames no prazo de 48h antes ou no próprio local, caso o evento disponha desse atendimento. “Para a realização do exame, a coleta é feita mediante a introdução de um swab [cotonete] na narina do paciente realizando movimentos rotatórios a fim de coletar material da nasofaringe. Esse material é transferido para o tubo de transporte e encaminhado para avaliação”, explica o especialista.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário