Festas de final de ano: especialista conta como evitar ganho de peso com a comilança
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
O final de mais um ano está chegando e, para muita gente, é hora de reunir familiares, celebrar e comer muito... Normalmente essas ocasiões vêm recheadas de mesas fartas, muita bebida, diversos tipos de carnes, sobremesas e muitas guloseimas que são extremamente difíceis de resistir. O grande problema é que elas atrapalham um pouco a tarefa de manter o peso ou emagrecer durante o período. A solução, segundo especialistas, é tentar manter um equilíbrio. Para essas ocasiões, uma forma de evitar o exagero é limitar o número de opções na mesa. “Uma ótima dica é servir um tipo de carne com acompanhamentos mais leves como, por exemplo, uma deliciosa e colorida salada com legumes e folhas variadas”, diz o nutricionista Gabriel Pacheco, da equipe da Rede Alpha Fitness.
O peru e o lombo de porco são consideradas carnes saudáveis, mas devem ser temperadas com ervas naturais e sem conservantes, consumidas assadas e com moderação. Algumas substituições simples também podem reduzir o prejuízo na dieta. O nutricionista sugere fazer uma arroz integral, recheado com sementes variadas como gergelim, linhaça e chia, além de alguns legumes como vagem, brócolis, cenoura e ervilha. Para uma farofa mais saudável, o bacon e os embutidos devem ser substituídos por frutas secas e castanhas. “O importante é que a pessoa já possua o hábito de ter refeições equilibradas em quantidade e qualidade ao longo do dia, e faça da ceia natalina uma celebração familiar e não um momento para comer além da conta”, acrescenta o nutricionista.
Também é importante ter cuidado com as bebidas, pois os refrigerantes fazem mal à saúde e bebidas alcoólicas também possuem calorias que estimulam o ganho de peso. Se ainda assim, achar que exagerou, é possível pôr em prática um plano B. Treinar no dia da ceia é uma boa opção, ou ainda, fazer uma caminhada no dia após a ceia! “Caso a pessoa exagere na ceia de Natal, o importante é voltar à rotina sem neura no outro dia. Afinal, o que importa são os nossos hábitos diários”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness.