Michel Telles

Festival de Lençóis 2024 abre celebrações pelos 40 anos do Axé Music!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Festival de Lençóis 2024 abre celebrações pelos 40 anos do Axé Music!

Foto: Divulgação

Em sua edição especial de 25 anos, o Festival de Lençóis 2024 dá a largada nas comemorações dos 40 anos do Axé Music, com um show marcante de Luciano Calazans, Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo Santana. Juntos, eles sobem ao palco para homenagear esse movimento musical revolucionário que nasceu no Carnaval da Bahia e se espalhou pelo país e o mundo através de vozes icônicas como a de Daniela Mercury, que também integra a grade de artistas que farão do Festival um verdadeiro espetáculo em meio às belezas naturais da Chapada Diamantina, entre os dias 10 e 12 de outubro.

Com releituras atuais e arranjos escritos exclusivamente para o 21º Festival de Lençóis, o instrumentista, arranjador, compositor e maestro Luciano Calazans convida mais três expoentes artistas do Axé Music para um concerto inesquecível, acompanhado por uma super banda com 12 pessoas, entre sopros, quarteto de cordas, percussão, bateria, guitarra e teclados. O repertório promete uma antologia do Carnaval baiano, com canções como “Taba”, “Frenesi”, “É D’Oxum”, “Agradecer e Abraçar” e “Canto ao Pescador”.

“Me sinto convidando a mim mesmo para dividir o palco com três baluartes da música baiana. É sempre bom lembrar que já trabalhei acompanhando os três em shows e gravações. Fui diretor musical de Ricardo Chaves por mais de dez anos, gravei o primeiro álbum solo de Márcia, e com Gerônimo tenho algumas parcerias musicais exitosas, uma delas que apresentaremos no Festival, chamada ‘Lábios Vermelhos’, que já foi gravada pelo próprio Ricardo e por Saulo Fernandes. Então, o que o público contemplará é minha mais pura reverência a esses três eternos ídolos e, hoje, amigos!”, declara Calazans.

“Estou muito feliz por participar do Festival de Lençóis juntamente com amigos queridos como Ricardo Chaves, Luciano Calazans e Gerônimo. Vai ser muito bom abrir o Festival com essa comemoração aos 40 anos do Axé, enquanto uma das responsáveis, até hoje, pela expansão da música da Bahia e do Axé Music. Nos sentimos emocionados com essa homenagem e por estar neste evento que já é consagrado, onde as pessoas vão poder curtir a música, a arte e as outras atrações que vão estar presentes, além de curtir essa cidade linda”, comenta a cantora Márcia Freire.

Novo Projeto - O show inédito preparado para comemorar os 40 anos do Axé no Festival de Lençóis inspirou Luciano Calazans a levar o projeto adiante. O maestro revela que tem planos de transformar essa homenagem em um concerto recorrente por todo o ano de 2025, no qual vai reverenciar outros titãs do Axé Music. 

O gênero, que conquistou o coração do público ao longo de quatro décadas, agora vai invadir em grande estilo o coração da Chapada Diamantina, no dia 10 de outubro, a partir das 21h45. Também na quinta-feira, se apresentam a cantora e compositora Samantha Tosto, o grupo Sambaiana, liderado por Ju Moraes, e a Philarmônica Lyra Popular de Lençóis, umas das entidades mais tradicionais da cidade.

11 de outubro - Na sexta-feira (11), chega a vez de assumir o microfone Marcelo Falcão, o cantor Jau e o Duo Nalú, casal formado pela violonista Natália Cunha e o trombonista Luiz Fagner. A abertura fica por conta da Aula Espetáculo da Família Grãos de Luz e Griô, que traz a Pedagogia Griô como referência aos contadores de histórias das comunidades africanas, que utilizam da forma oral para manter seu legado vivo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário