Festival Virada Salvador reúne mais de 2 milhões de pessoas nos cinco dias de festa
Números apontam que atual edição do evento foi a maior já realizada na capital baiana
Foto: Igor Santos /Secom
Dados da Empresa Salvador Turismo (Saltur), divulgados nesta segunda-feira (2), mostram que o Festival Virada Salvador reuniu mais de 2 milhões de pessoas nos cinco dias de festa na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. Os números apontam que a atual edição do evento, que começou na última quarta-feira (28) e foi finalizado no domingo (1º), foi a maior já realizada na capital baiana.
Com 40 shows no palco principal, a festa contou com cerca de 100 horas de música. No palco Brisa, foram 34 apresentações artísticas. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), comemorou o sucesso do evento. “Foram cinco dias de festa em clima de tranquilidade e animação para celebrar o retorno do nosso Festival Virada Salvador e a chegada do Ano Novo. Esse ano, fizemos o maior Festival Virada da história de Salvador, com mais de 2 milhões de pessoas durante os cinco dias e com mais de 100 horas de música”, destacou o gestor municipal.
Bruno também ressaltou os benefícios para a cidade com o retorno do Festival, que não foi realizado por dois anos devido à pandemia. “Tivemos uma movimentação intensa de turistas, o que resultou em grande ocupação hoteleira na cidade e uma movimentação econômica superior a R$ 350 milhões, beneficiando em cadeia diversos setores da cidade. Isso significa geração de emprego e renda para as pessoas”, salientou.
Saúde
Os atendimentos e procedimentos tiveram redução em torno de 15% nesta edição do evento em comparação com o último Festival Virada Salvador antes da pandemia, realizado entre 2019 e 2020. Nos cinco dias de festa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou 587 atendimentos e procedimentos, contra 689 casos na edição anterior do evento.
Deste total de 587 casos, foram 494 atendimentos, sendo que a maioria deles clínicos, ou seja, sem gravidade (421 ocorrências, o que representa 85,2%). Em relação aos atendimentos, a diminuição em relação à edição de 2019/2020 foi de 17,5% (na edição anterior foram 599 casos contabilizados).
Sedur
Ao longo dos cinco dias de festa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 608 vistorias e promoveu 75 apreensões de publicidades irregulares. A pasta ainda fez 440 ações de orientação e 35 notificações. A Sedur também promoveu 168 ações de monitoramento sonoro durante os shows.
Ouvidoria
No balanço final dos cinco dias do evento, a Ouvidoria do Município contabilizou 312 registros, sendo a maioria deles relacionada a pedidos de informação e orientação, principalmente sobre localização de banheiros, postos de saúde, saída da Arena Daniela Mercury e localização dos pontos de ônibus e dos pontos de táxis e transporte por aplicativos. Também foram registrados elogios, sugestões e solicitações de serviços. Entre os elogios, os principais pontos foram o palco Brisa, a organização geral do evento, as opções de parques para as crianças e a organização da praça de alimentação.