FGV: confiança de serviços sobe 1,9 ponto em janeiro ante dezembro
Esse é o nível mais alto desde outubro de 2022
Foto: Reprodução/Pixabay
Um levantamento recente da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta terça-feira (30), aponta que o Índice de Confiança de Serviços (ICS) registrou um aumento de 1,9 ponto, atingindo 95,7 pontos. Esse é o nível mais alto desde outubro de 2022 (97,6 pontos), após uma queda em dezembro.
O Índice de Expectativas (IE-S), que representa as projeções para os próximos meses, impulsionou essa melhora ao registrar um aumento de 6,4 pontos, atingindo 95 pontos, o maior nível desde outubro de 2022 (97,3 pontos). Esse avanço compensou a redução de 2,7 pontos no Índice de Situação Atual (ISA-S), indicando a percepção sobre o momento presente no setor de serviços, que ficou em 96,4 pontos.
“A percepção sobre a situação atual ratifica a perda de fôlego do setor observada desde o segundo semestre de 2023. Em compensação, melhores avaliações na demanda para o primeiro trimestre do ano e redução do pessimismo sobre o ambiente de negócios podem refletir na volta do crescimento do setor, ainda mais pela disseminação entre os principais setores”, avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.