Economia

FGV: Produção industrial no agro avança 3% em novembro no Brasil

Crescimento da produção agroindustrial entre janeiro e novembro do ano passado foi de 1,3%

Por Da Redação
Ás

FGV: Produção industrial no agro avança 3% em novembro no Brasil

Foto: Wenderson Araújo/Trilux

Calculado pelo Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGVAgro), o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro)registrou, em novembro de 2022, alta de 3,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com o resultado, o crescimento da produção agroindustrial entre janeiro e novembro do ano passado foi de 1,3%. A projeção para o acumulado de 2022, que será divulgada em fevereiro, é de um avanço de 1,4%.

O PIMAgro tem como base os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) e do Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI) da FGV.

Segundo a FGV, a expansão verificada em novembro foi puxada pelo crescimento de 2,1% no segmento de produtos alimentícios e bebidas (em relação a outubro) e de 7,9% (na comparação com novembro de 2021).

Os produtos de origem vegetal avançaram 21,9%, enquanto o segmento de não alimentícios caiu 1,2%. Em relação a outubro de 2022, o FGVAgro subiu 0,7%, interrompendo uma sequência de seis meses de quedas mensais.

PIB do Agro 2023

Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro deve crescer até 2,5% em 2023, na comparação com 2022. A projeção foi feita, em dezembro, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que apresentou um balanço do ano passado e traçou perspectivas para o setor.

Segundo a CNA, 2023 deve marcar a recuperação do agro, que foi uma “pedra no sapato” do PIB do país no 3º trimestre. Em 2022, o setor deve fechar com retração de 4%, após atingir sucessivos recordes em 2020 e 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.