Fiat Foro troca motor diesel para melhorar potência e economia

Versão ganha 30cv e mais torque sempre mantendo tração 4x4

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Fiat Foro troca motor diesel para melhorar potência e economia

Líder de vendas da categoria à frente da Ford Maverick e Chevrolet Montana a Fiat Toro que já teve mais de 500.000 unidades vendidas no país estreia um novo motor diesel. Mas versões Volcano e Ranch 2025 a Toro abre mão do motor Multijet 2.0 para o 2.2 turbodiesel que é mais potente e entrega mais torque com a promessa de sensível melhoria no consumo. 

Visualmente a Toro Ranch e Volcano trazem os os mesmo elementos que mudaram sensivelmente na grade unificada da linha 2024. Mantendo as características de cada versão bem como seus itens de série a Fiat Toro Volcano 2025 custa R$ 206,9 mil e a Ranch 2025 sai por R$ 224,9 mil. São os mesmos preços praticados na linha anterior com motor 2.0. 

Para acompanhar a evolução de motor a Toro 2025 Volcano ou Ranch produzida no Polo Automotivo de Goiana/PE mantém a mesma lista de itens de série em ambas as versões. Entre os itens de série estão seis airbags, ar condicionado digital dual zone, multimídia vertical de 10,1”, sistema Fiat Connect Me, carregador de celular sem fio, pacote ADAS (controle de Cruzeiro adaptativo, alerta e frenagem automáticos, alerta de manutenção do carro na faixa e de ponto cego entre outros) e painel de 7” digital.

“Com o novo conjunto, a Toro passa a ter uma experiência de dirigir única, podendo alcançar os 201 km/h de velocidade máxima e, ao mesmo tempo, chegando a 120km/h em uma rotação abaixo de 1500 rpm com muito conforto e economia. A mudança se

soma ao design sofisticado, conforto, tecnologia e robustez que são marcas registradas da Toro”, reforça Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

Novo motor 

A Fiat Toro Volcano e Ranch substitui o motor 2.0 pelo 2.2 turbodiesel com 200cv e 45kgfm de torque, 18% a mais que a anterior 2.0 Multijet. A relação peso potência é de 9,73kg/cv, acelera de 0-100 em 9,6s (2s mais rápida que a anterior). 

O consumo é de 10,3 na cidade a 13,6 km/l na estrada segundo o Inmetro. A capacidade de carga se manteve em 1 toneladas ou 937 litros. A melhora na cidade é ínfima e na estrada chega a 0,6km/l conforme os dados oficiais.

A Stellantis também incorporou na Toro 2.0 diesel novo sistema de pré carga nas molas para melhorar o controle de carroceria. A nova motorização foi testada por 800 mil quilômetros em mais de 350 mil horas de desenvolvimento com a participação de 185 engenheiros. 

Para receber o novo motor a Fiat fez ajuste no sistema de exaustão, refrigeração e claro, na motorização. O motor turbodiesel tem detalhes como injeção dieta a 2.000bar, turbina de geometria variável, pistões em aço, intercooler refrigerado a água e bomba de óleo com deslocamento variável. 

Ao todo a linha 2025 tem seis opções desde a Endurance Flex passando pela Freedom, Volcano (diesel e flex) chegando até a Ranch e Ultra T270 flex recém apresentada. Atualmente 65% das vendas se concentram nas versões flex e 35% nas versões diesel. Os preços estão em média R$ 5 mil mais altos em relação à linha 2024 com motor 2.0 Multijet. 

Preços, versões e concorrentes 

A Toro Volcano parte de R$ 206.990 e a Ranch custa R$ 224.990. Ambas são linha 2025 o que mostra que ao longo do ano a Fiat deve trazer mais novidades para sua picape que fica entre a Strada e a Titano.  São preços mais interessantes que os da Ford Maverick por exemplo mas a Toro não tem ainda uma versão híbrida e diante da Toro ainda chega a vender em média 50% a mais que a rival da Chevrolet. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.