Fiat Grande Panda já está em testes no Brasil
Novidade deve substituir Mobi e Argo
A Stellantis anunciou que terá nada menos do que 40 novidades – entre versões e novos produtos – dentro um investimento de R$ 30 bilhões na América do Sul. Uma das grandes novidades está na linha Fiat que irá renovar o portfólio atual com Mobi e Argo que devem ceder espaço ao Grande Panda (projeto F1H), ou até mesmo Uno, como é especulado internamente. Além disso, o Fastback e Pulse devem mudar de plataforma em um segundo momento e haverá novos carros híbridos e até um elétrico no final da década. Mas o que se sabe sobre o Grande Panda que foi flagrado essa semana pelo perfil de instagram Autos TV no Insta
O carro que traz sob a pesada camuflagem as lanternas já familiares do Grande Panda não deixam dúvidas de que se trata do novo projeto. O Grande Panda terá papel crucial para renovar o portfólio da marca Fiat por aqui. O Grande Panda deve chegar em 2026 ao mercado nacional usa a plataforma CMP e será um misto de hatch e monovolume com ares de “SUV” tal qual o C3 do qual deriva.
Ao observarmos a foto do carro feita apenas de traseira notamos um desenho familiar da parte traseira que parece mais larga, a inclinação da coluna A e a largura da coluna C que são características desse projeto.
Chamado internamente de novo Argo, o F1H vem sendo trabalhado pela engenharia de Betim para atender aos requisitos do que a Stellantis espera de um carro multipropósito. Suas linhas são bem conhecidas externamente com ares “neo retrô” que remetem ao Panda original de 1980.
Nas ficha técnica o Fiat Grande Panda deverá ter cerca de 4 a 4,10m de comprimento mas não deve passar dos 2,54m de entre eixos ainda assim com uma carroceria espaçosa como no Citroën C3. Aliás, essa característica de um carro pequeno por fora e grande por dentro também remonta ao clássico Fiat Uno de 1984 produzido aqui até 2013.
Possível motor do Panda
Dentro da estratégia da Stellantis o Grande Panda deve ter motor 1.0 T200 com sistema micro híbrido similar ao que estreou no Pulse e Fastback com 130cv e 20kgfm de torque. Em um segundo momento deve ter ainda o motor 1.0 Firefly de 75cv.
A princípio a novidade deve estrear em 2026 mas seu lançamento pode ocorrer ainda no final de 2025 no Brasil.