Figura em formato de gato é encontrada após 2 mil anos no Peru
Cientistas indicam que outros desenhos possam estar aguardando serem descobertos
Foto: Divulgação
Uma figura de um gato de mais de 37 metros de cumprimento foi encontrada sob o sol do deserto de Nazca, no Peru, após dois mil anos. A descoberta foi feita por acaso, durante uma obra de construção de uma nova plataforma de observação na região, onde trabalhadores notaram as linhas no monte.
“A figura era pouco visível e estava quase desaparecendo devido à sua localização em um declive bastante acentuado e devido aos efeitos da erosão natural”, esclareceu o Ministério da Cultura do país em nota.
Ao realizarem a limpeza e restauração, os trabalhadores revelaram que as linhas, que tinham até 40 cm de largura, formavam a imagem de um gigante felino. Os cientistas explicaram, que como há pouca chuva e vento na região, a erosão da figura é lenta e calcula-se que o gato tenha sido desenhado entre 200 a.C e 100 a.C, sobrevivendo (mesmo que por pouco) até os dias de hoje.
A descoberta, além de ressaltar a importância cultural e história da região, também revela que outros geoglifos (figura desenhada no chão) também estejam aguardando serem descobertos. Nos últimos anos, cerca de 80 pequenas figuras do tipo foram descobertas usando drones.