Figurinista Evelyn Branco e a artista plástica Leticia Costa criam experiência sensorial que celebra o amor e as conexões humanas em exposição!
Exposição tem noite de abertura no dia 18 de setembro, das 18h às 21h, e fica em cartaz até o dia 30

Foto: @vidafodona e Thomas Lopes - Agência Lopes
A figurinista carioca Evelyn Branco e a artista plástica baiana Leticia Costa apresentam a exposição “Fios do Afeto”, com abertura no dia 18 de setembro, das 18h às 20h, na Casa de Antônia, Gávea, em cartaz até o dia 30 com uma experiência sensorial que celebra o amor e as conexões humanas. Letícia apresenta suas joias e objetos delicados, e Evelyn, kimonos bordados e em tecidos que são 70% orgânicos, como seda de soja, seda de banana, seda bambu, seda, eucalipto e linho, em forma de corações que tecem um universo de beleza, sensualidade e emoção.
Cada obra reflete a paixão e a criatividade das artistas, convidando o público a se perder nos fios do afeto, sentir a textura dos tecidos, o brilho das joias e a música que paira no ar. Uma vivência que toca o coração e a alma. O evento promete despertar os cinco sentidos, com figo, pastas e vinho verde, para o paladar; tango contemporâneo, especialmente criado para o evento pelo Federico Bardini; para a audição; o aroma do figo que evoca lembranças e laços familiares, para o olfato; pompons e móbiles convidam ao contato lúdico e sensorial, estimulando o corpo a interagir com a obra, para o tato; e a poesia de Margareth Carvalho, exposta, costura passado e presente em um gesto de afeto. Margareth foi aluna do professor e filósofo Claudio Ulpiano, que já habitou a casa.
Assim, “Fios do Afeto” se propõe a ser mais que uma exposição, mas um lugar de encontro entre arte, memória e sensibilidade, onde cada detalhe se entrelaça para celebrar o que une as pessoas. “Estou muito feliz por ter a Casa de Antônia escolhida, por meio da conexão que tenho com as artistas Evelyn Branco e Leticia Costa, para receber a exposição que reflete o que todas nós somos: paixão, amor e poesia. E, no final, tudo está ligado ao nome, ‘Fios do afeto’", comenta a curadora do espaço, Antonia Oliveira. Com mais de 33 anos de experiência como figurinista, Evelyn traz em si a essência da arte e da criatividade. Formada em Educação Artística, com ênfase em figurino e moda, ela complementou sua formação com uma década de estudos em filosofia. “Minha jornada como bailarina me ensinou a apreciar a beleza do movimento e a importância do detalhe”, relata.
Leticia Costa é artista e designer com trajetória inspirada pela joalheria contemporânea. Formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Design pela Faculdade da Cidade, ela se especializou em Ourivesaria com Paula Mourão. Seu trabalho já participou de exposições em Lisboa, no Palácio da Ajuda (2008) e na Bienal de Lisboa (2024) e no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro (2008), dentre outros. Leticia também se destaca em colaborações com TV, cinema e moda. Em figurinos, fez peças para a novela “Deus salve o rei” e as séries “Santos Dumont”, “Santo” e “Medida Provisória”, na qual fez um colar para o personagem de Seu Jorge. Ela também é mãe do artista contemporâneo Toz.
SERVIÇO
“Fio do afeto”
Abertura no dia 18/09, das 18h às 21h
Em cartaz até o dia 30 de setembro
R. dos Oitis, 54 - Gávea
Rio de Janeiro - RJ, 22451-050
De segunda a sexta, das 10h às 20h