Filas e tumulto são registrados em recadastramento de beneficiários no CadÚnico em Salvador
Essa atualização deve ser feita a cada dois anos, mesmo que não haja alterações de dados
Foto: Reprodução / TV Bahia
Nesta sexta-feira (5), o recadastramento de beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico), em Salvador, registrou novas filas e tumulto. A ação está de forma itinerante no bairro de São João do Cabrito, para atender a população do Subúrbio Ferroviário.
O CadÚnico é utilizado para monitorar a situação da população de baixa renda, que precisa receber benefícios sociais para sobreviver – a exemplo do extinto auxílio Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de outros programas do governo federal.
O atendimento iniciou às 7h, muitas pessoas dormiram na fila, o que provocou aglomerações desde a noite de quinta-feira (4).
Moradores denunciam que pessoas pegaram as senhas para vender na fila. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) informou que vai apurar a denúncia, além de monitorar e identificar os suspeitos de cometerem a infração.
Para fazer o cadastro, é necessário levar os documentos de cada membro da família. Essa atualização deve ser feita a cada dois anos, mesmo que não haja alterações de dados.
Além da própria documentação, é preciso levar ao menos um desses documentos para cada pessoa da família:
Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade – RG;
Carteira de Trabalho;
Título de Eleitor;
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.