Filho de 'El Chapo' se declara culpado por tráfico de drogas nos EUA
Joaquín Guzmán López fechou um acordo em que prometeu cooperação com a Justiça

Foto: Departamento de Estado dos EUA/AP
O filho de "El Chapo", Joaquín Guzmán López, preso nos Estados Unidos, se declarou culpado nessa segunda-feira (1º) em um tribunal federal de Chicago, por tráfico de drogas e participação em uma organização criminosa.
De acordo com a publicação da France Press, Guzmán enfrenta pelo menos dez anos de prisão pela acusação ligada à organização criminosa. Na acusação, que poderia levar à prisão perpétua, o juiz poderá aplicar pena menor, a depender do nível de cooperação com a Justiça.
No acordo de culpabilidade, ele se comprometeu a cooperar “de forma plena e sincera” com a Justiça americana e fornecer informações e depoimentos completos.
Ovidio Guzmán López, um de seus irmãos, detido sem fiança após ser extraditado do México em 2023, já havia se declarado culpado em julho deste ano por acusações semelhantes. Os dois, com outros irmãos foragidos, Archivaldo Guzmán Salazar e Jesús Guzmán Salazar, são acusados de assumir as atividades de Joaquín “El Chapo” Guzmán, ex-líder do Cartel de Sinaloa.
El Chapo, de 68 anos, cumpre prisão perpétua em um presídio de segurança máxima no Colorado desde 2019.


