Filho de Kadafi anuncia candidatura à presidência da Líbia
Saif al-Islam fez a primeira aparição pública em julho, desde a morte do pai

Foto: Ammar El-Darwish/AP
Saif al-Islam, filho do ex-ditador líbio, Muammar Kadafi, anunciou neste domingo (14), a candidatura à presidência da Líbia. As informações são de um funcionário da Comissão Eleitoral.
As eleições da Líbia estão previstas para acontecer em 24 de dezembro. Em julho, o filho do ex-ditador apareceu publicamente pela primeira vez, em quatro anos, para anunciar o desejo de se candidatar à presidência do país.
"O candidato Saif al-Islam Muammar Khadafi apresentou sua candidatura à presidência do Estado líbio", apresentou a Alta Comissão Eleitoral (HNEC), em comunicado.
"Ele apresentou os documentos de sua candidatura no escritório da HNEC em Sabha [sul do país], completando assim todas as condições legais exigidas pela Lei nº 1 sobre a eleição do chefe de Estado, aprovada pelo Parlamento", completou a nota.
Mandato de Muammar Kadafi
Muamar Kadafi foi derrubado do poder em 2011, após uma revolta popular. O mandato do ex-ditador durou 40 anos. Seus colaboradores e parentes morreram, foram presos ou se viram obrigados a partir para o exílio. Três dos quatro filhos de Kadafi foram mortos.
Em 2015, Saif al-Islam foi condenado à morte. Mas um grupo, que sequestrou o filho do ex-ditador em 2011, se recusou a entregá-lo às autoridades do Tribunal Penal Internacional (TPI), que o procurava por crimes contra a humanidade. Em 2017, foi libertado e, desde então, desapareceu, retornando publicamente somente em julho deste ano.