Filho faz empréstimos de R$ 80 mil no nome da mãe idosa e foge ao ser descoberto
Caso aconteceu no Piauí; Defensoria Pública solicitou uma indenização por danos materiais e morais
Foto: Ray Evllyn/SJDH/Divulgação
Uma idosa de 80 anos foi vítima de violência patrimonial praticada pelo próprio filho em Teresina, no Piauí. O suspeito realizou diversos empréstimos consignados no nome da mãe, sem que ela soubesse, em um valor superior a R$ 80 mil.
A vítima percebeu os descontos bancários no pagamento de sua aposentadoria, e procurou a Defensoria Pública do Piauí após o filho parar de atendê-la e se mudar para o Pará.
Segundo a defensora pública Sara Melo, titular da 1ª Defensoria Pública do Idoso, o filho da idosa era o representante legal dela e tinha procuração para atuar em nome da mãe. Ela não tinha acesso aos extratos de sua conta bancária, pois confiava tudo ao filho.
“O benefício de aposentadoria começou a vir com um valor menor, ela perguntava ao filho e ele não se explicava. Até que um dia, desconfiada, a idosa chamou a outra filha e elas descobriram, na agência bancária, os empréstimos consignados que tinham sido feitos no nome dela”, contou a defensora ao portal g1.
De acordo com Sara Melo, a Defensoria Pública solicitou uma indenização por danos materiais e morais, ainda que haja uma certa “dificuldade” para encontrar o homem no Pará. A ação está em andamento na Justiça.
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado neste sábado (15). A data foi instituída em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção à existência de violações dos direitos dos idosos.
As denúncias de crimes contra idosos podem ser feitas para a Polícia Militar (PM) através do telefone 190, pelo boletim de ocorrência virtual no site da Polícia Civil, no disque 100 dos Direitos Humanos, e na Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso.