Filipe Toledo conquista título do Circuito Mundial de Surfe em bi campeonato histórico
Paulista de Ubatuba se torna o primeiro brasileiro a vencer o mundial de surfe em anos consecutivos
Foto: Reprodução/Instagram
Filipe Toledo fez história ao garantir o título do Circuito Mundial de Surfe neste domingo (9), ao vencer o australiano Ethan Ewing na grande final do WSL Finals. Ele se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o bi campeonato mundial em anos consecutivos.
O surfista de Ubatuba, São Paulo, alcançou a primeira vitória no ano passado e, novamente, mostrou sua maestria nas ondas de Trestles, na Califórnia, quase consideradas como seu quintal, pois reside na região há anos.
O bi campeonato consecutivo é um feito inédito para o Brasil, que já viu outros três campeões da WSL: Gabriel Medina, Italo Ferreira e Adriano de Souza, o Mineirinho. No entanto, nenhum deles conseguiu repetir a vitória no ano seguinte ao primeiro título. "A ficha ainda não caiu", comentou Filipe.
Apesar disso, Gabriel Medina permanece como o maior campeão brasileiro com três títulos conquistados nos anos de 2014, 2018 e 2021. Italo e Mineirinho possuem um título cada.
Filipinho, como é conhecido, alcança essa marca com um perfil menos midiático e mais reservado. O surfista possui um milhão de seguidores no Instagram, em comparação aos 11 milhões de Medina e quase três milhões de Italo Ferreira. Vale mencionar que Mineirinho, que já se aposentou, tinha números inferiores aos de Toledo.