Filipinas suspendem temporariamente importações da carne de frango do Brasil
Medida veio após China afirmar presença do novo coronavírus na carne brasileira
Foto: Agência Brasil
As Filipinas informaram nesta sexta-feira (14), que as importações de carne de frango do Brasil estão temporariamente proibidas. A decisão veio após a China afirmar ter encontrado o novo coronavírus, causador da Covid-19, em um carregamento de asas de frango produzidas no frigorífico Aurora, em Santa Catarina. O governo filipino não disse por quanto tempo a proibição seria aplicada.
"Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, é imposta a proibição temporária da importação de carne de frango", disse o Departamento de Agricultura em um comunicado enviado à agência Reuters.
Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne de frango no mundo. Além de ser responsável por cerca de 20% das importações do produto das Filipinas. De janeiro a julho deste ano, o país vendeu US$ 31,4 milhões aos filipinos, cerca de 50,3 mil toneladas, o que representa cerca de 2% das exportações brasileiras no período.
Na quinta-feira (13), a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que não há nenhuma evidência de que o novo coronavírus se espalhe por alimentos ou embalagens e pediu às pessoas que não tenham medo de que o vírus entre na cadeia alimentar. Já a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa frigoríficos, disse em nota que ainda não foi informada oficialmente sobre eventual suspensão das exportações brasileiras de aves para as Filipinas. "Se confirmada, a ABPA apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a apresentação dos esclarecimentos, já que se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações", acrescentou.