Fim da invencibilidade: Bahia perde para o Ituano e pode deixar de ser líder da Série B
Tricolor não tem boa apresentação em São Paulo e vê liderança ameaçada
Foto: Felipe Oliveira/EC.Bahia
Caiu a invencibilidade do Bahia na Série B. Na noite desta sexta-feira (29), o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Ituano, em confronto disputado no estádio Novelli Júnior, em São Paulo, pela 5ª rodada da segundona. Com resultado, o time baiano se mantém provisoriamente na liderança com 10 pontos, mas pode perder o posto pelos resultados que complementam a rodada. Já o time paulista subiu para oitavo, com seis pontos.
O que se viu na primeira etapa foram dois times. Primeiro o Ituano, que demonstrou atitude, vontade de vencer, criou chances e conseguiu marcar. Segundo veio o Bahia, com a desorganização habitual, erros de passes e praticamente sem finalização na direção do gol. Obviamente, o time paulista foi superior e merecidamente foi para o intervalo com triunfo parcial.
A primeira boa chance do jogo já saiu aos quatro minutos. Daniel tabelou com Davó e recebeu em bela condição, mas sem ângulo chutou para o gol e o goleiro Pegorari defendeu com o pé.
A resposta do Ituano não demorou para chegar. Aos cinco minutos, Pacheco da entrada da área mandou uma bomba e a bola passou por cima de Danilo Fernandes, com certo perigo.
O Ituano estava querendo jogo e voltou a assustar aos 17 minutos. Em novo chute de fora da área, Aylon disparou um foguete e a bola ainda raspou no travessão antes de sair. Susto tremendo para o goleiro Danilo Fernandes.
De tanto chegar ao ataque, o time paulista conseguiu ser premiado com o gol aos 23 minutos. Kaio cobrou escanteio fechado, Bernardo se antecipou a zaga e raspou de cabeça na bola, ela bateu na trave e foi parar no fundo das redes de Danilo Fernandes.
O time paulista estava mesmo com vontade de ampliar o marcador antes do intervalo. Tanto que aos 25 minutos, Aylon fez boa jogada pela direita na lateral e cruzou para Lucas Siqueira, que livre na área chegou batendo de primeira, mas no meio do gol e sem dificuldade de defesa para Danilo Fernandes.
Em vantagem, o Ituano tinha o controle do jogo e trocava passes com tranquilidade, enquanto o Bahia não demonstrava o mínimo de organização para chegar com perigo ao ataque.
Sem maiores novidades, o confronto foi para o intervalo com triunfo parcial do time paulista sobre o baiano.
No retorno para a segunda etapa o Bahia tentou correr atrás do prejuízo logo cedo.
Aos seis minutos, Marco Antônio fez boa jogada, entrou na área e mandou um chutaço, mas a bola foi pro cima do gol do Ituano.
Apesar de estar em desvantagem na partida, o Bahia não conseguia oferecer perigo para o Ituano, apesar de manter mais presença no campo de ataque, comparado com a primeira etapa.
O Bahia só voltou a ser perigoso novamente aos 31 minutos. Em troca de passes no ataque, a bola sobrou nos pés de Davó, que limpou a marcação e bateu no cantinho, mas parou na bela defesa de Pegorari, que jogou para escanteio e evitou o empate.
Aos 39 minutos, Luiz Otávio perdeu uma ótima oportunidade de empatar. Daniel fez bom levantamento para o meio da área e o zagueiro apareceu livre, mas cabeceou mal e mandou pela linha de fundo.
Já nos acréscimos, aos 46, Rildo tentou o empate em cobrança de falta da intermediária, mas o goleiro Pegorari mais uma vez jogou a bola para escanteio e salvou o Ituano.
O Bahia ainda ensaiou uma pressão para cima da defesa do Ituano nos minutos finais, mas o time paulista estava organizado defensivamente e não deu chances para o Tricolor empatar a partida. O apito final do árbitro decretou a primeira derrota do time baiano na competição.
Análise do Bahia na partida:
Demorou, mas chegou. O choque de realidade do time do Bahia nunca ficou tão evidente como o da noite desta sexta. O Tricolor demonstrou nos dois tempos o mesmo futebol fraco e sem intensividade que tem demonstrado ao longo das últimas partidas da Série B, só que a grande diferença é que a bola desta vez não entrou e o time saiu derrotado.
Desde a primeira etapa já deu para perceber que o Bahia teria dificuldade com o Ituano. O Tricolor ficou preso na marcação dos paulistas, não conseguia organizar nenhuma boa jogada no campo de ataque, o que praticamente não gerou finalizações tricolores no jogo. Esse combo, somado aos erros defensivos, só poderia mesmo resultar em uma justa derrota.
Derrotas como essas frustram e fream a empolgação da torcida, mas também são necessárias para abrir os olhos de quem ainda acredita que o Bahia tem um bom time para disputar uma competição exaustiva e competitiva como a Série B. Amanhã a liderança pode escapar das mãos do time, e se reforços não vierem, a saída do G-4 será uma questão de tempo.