Financiamento de imóveis: Caixa muda regras e exige entrada maior a partir desta sexta (1º)
Banco financiará a compra ou construção de imóveis avaliada em até R$ 1,5 milhão
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
A partir desta sexta-feira (1º), a Caixa Econômica Federal implementará novas regras para os financiamentos de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), exigindo um valor de entrada maior dos compradores.
As alterações foram anunciadas em meados de outubro, em meio à crescente demanda por imóveis no Brasil e ao aumento dos saques da caderneta de poupança.
Com as novas diretrizes, o banco financiará a compra ou construção individual de imóveis com valor de avaliação ou de compra e venda limitada a R$ 1,5 milhão. Além disso, o cliente não poderá ter outro financiamento habitacional ativo com a Caixa.
Anteriormente, não havia limite para os financiamentos feitos com recursos do SBPE e os clientes poderiam ter outros financiamentos imobiliários na mesma modalidade.
Os financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por sua vez, sempre foram restritos a apenas um contrato de crédito ativo.
Redução das cotas
A Caixa só financiará até 70% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Até outubro, a cota admitida era de até 80% do valor do imóvel. Já pelo sistema Price, o banco passará a financiar até 50% do valor do imóvel.
Nesse caso, a cota era de 70%. Pelo sistema SAC, o valor total das prestações pagas vai diminuindo ao longo do tempo, por conta da parcela decrescente de juros. Já no sistema Price, o valor total é constante durante o prazo contratado.