Fiocruz alerta para aumento de internações de idosos por causa do relaxamento após 1ª dose da vacina
A recomendação é para que todos os vacinados mantenham as medidas de isolamento o máximo possível
Foto: Shutterstock
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fizeram um alerta para o risco de um aumento de internações de idosos que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e que aumentaram seus níveis de exposição ao vírus após a imunização.
Segundo os especialistas, existe uma tendência de relaxamento em relação às medidas de distanciamento social após a aplicação do imunizante, o que pode agravar não só o número de internações como de contaminação a outras pessoas.
A recomendação atual dos organismos de saúde é para que todos os vacinados mantenham as medidas de isolamento o máximo possível.
Para o pesquisador responsável pelo Boletim Infogripe e da Fiocruz Marcelo Gomes, existe a possibilidade de perder "parte da proteção” dada pelo imunizante ao relaxar os cuidados.
O imunizante começa a garantir a eficácia na proteção após os 21 dias da aplicação da segunda dose da vacina. Mas, até que a vacinação alcance a maior parte da população nacional, ainda há riscos, porque não há vacina com 100% de eficácia.