• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Fiocruz aplica dose de reforço contra Covid-19 e recruta voluntários para estudo
Brasil

Fiocruz aplica dose de reforço contra Covid-19 e recruta voluntários para estudo

Pesquisadores vão analisar os resultados da 3ª dose em pessoas vacinadas

Por Da Redação
Ás

Fiocruz aplica dose de reforço contra Covid-19 e recruta voluntários para estudo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai vacinar até esta sexta-feira (15) quem não tomou ainda a terceira dose do imunizante contra Covid-19 na estação Carioca do metrô Rio de Janeiro. A iniciativa vai recrutar voluntários para uma pesquisa sobre os resultados da aplicação desse primeiro reforço. Tomaram a terceira dose da vacina 3.795.586 moradores da capital, o que corresponde a 56,2% do público alvo, segundo dados do Painel Rio Covid-19.

Antes de receber a dose de reforço (da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen), os participantes serão entrevistados e receberão informações sobre as etapas do estudo. Os voluntários precisam ter 18 anos ou mais, ser vacinados com duas doses de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer e ter recebido a segunda dose há pelo menos três meses. É necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de vacinação das duas doses anteriores do imunizante.

O estudo BoostCOVID-19 é conduzido em parceria com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e pretende investigar a imunogenicidade do reforço por meio da combinação entre imunizantes diferentes, medindo a resposta imunológica dos vacinados.  “Essa avaliação de imunogenicidade nos permite acompanhar a quantidade de anticorpos contra a Covid-19 presentes no organismo do participante ao longo do tempo. Também faremos o monitoramento das reações que o indivíduo possa ter após a aplicação da terceira dose”, explica a pesquisadora Margareth Catoia Varela, pesquisadora do INI/Fiocruz e uma das responsáveis pelo estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.