• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Fiocruz aponta eficácia de novos medicamentos baseados em artemisinina para malária

Fiocruz aponta eficácia de novos medicamentos baseados em artemisinina para malária

Estudo investigou duas novas combinações que mostram potencial em comparação com a DHA

Por Da Redação
Ás

Fiocruz aponta eficácia de novos medicamentos baseados em artemisinina para malária

Foto: Reprodução/Pixabay

Um estudo conduzido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e publicado no periódico Antimicrobial Agents and Chemotherapy destaca a eficácia de novos medicamentos híbridos à base de artemisinina no combate à malária, especialmente contra parasitas resistentes aos tratamentos atuais.

A pesquisa investigou duas novas combinações que mostram um potencial significativo em comparação com a diidroartemisinina (DHA), um medicamento padrão no tratamento da doença.

Os híbridos demonstraram ser eficazes na redução do crescimento dos parasitas, com especificidade por estágio, rapidez de ação e estabilidade semelhantes às da DHA. Além disso, o estudo revela que esses híbridos têm uma taxa de homólise química mais lenta do que a DHA, resultando em maior estabilidade e eficácia contra cepas resistentes.

Os achados indicam que a lentidão na degradação do fármaco pode ser uma característica crucial para manter a atividade contra parasitos resistentes à proliferação, embora essa propriedade não resolva completamente o desafio de eliminar parasitos em estado de envelhecimento celular. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário