Coronavírus

Fiocruz descobre mutações inéditas em variantes da Covid-19 que circulam no Brasil

Descoberta indica que linhagens brasileiras estão seguindo mesmo caminho de outras mutações ao redor do mundo

Por Da Redação
Ás

Fiocruz descobre mutações inéditas em variantes da Covid-19 que circulam no Brasil

Foto: Reprodução/Portal Contábeis

Cientistas da Rede Genômica da (Fundação Oswaldo Cruz) Fiocruz anunciaram nesta terça-feira (23), a identificação de alterações na estrutura da proteína Spike da mutação do coronavírus em circulação no Brasil. A proteína é associada à capacidade de entrada do vírus nas células humanas e um dos principais alvos dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo organismo para bloquear o vírus. 

"A pandemia este ano, no país, será provavelmente dominada por esse novo e complexo conjunto de variantes”, afirmou o pesquisador Tiago Gräf, do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia), por meio de nota. Essa é a primeira vez em que foi observado que as linhagens brasileiras estão seguindo o mesmo caminho evolutivo das mutações descobertas na África do Sul e no Reino Unido.

"As mutações agora alcançaram outro importante ponto da proteína viral, o domínio NTD, que é reconhecido por alguns anticorpos neutralizantes específicos”, apontou Gabriel Wallau, que integra o Núcleo de Bioinformática da Rede Genômica e é pesquisador do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-Pernambuco), também em nota.

Segundo os cientistas, a acumulação em sequência de mutações observadas em território nacional muito se assemelha ao padrão observado na África do Sul, onde a variante de preocupação B.1.351 adquiriu primeiro as mutações no domínio RBD (E484K e N501Y) e, posteriormente, apresentou uma deleção no domínio NTD.

Os pesquisadores da Fiocruz alertam que os achados destacam a necessidade urgente de ampliação da vacinação e de implementação de medidas  eficazes para evitar a transmissão comunitária e o surgimento de variantes ainda mais transmissíveis. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário