Fiocruz: Estudo revela que crianças tem menos propensão a transmitir a Covid para adultos

Cientistas afirmam que, mesmo sem desempenhar papel importante na transmissão, menores devem ser incluídos nos ensaios clínicos das vacinas

Por Da Redação
Ás

Fiocruz: Estudo revela que crianças tem menos propensão a transmitir a Covid para adultos

Foto: Reprodução/Noticias ao Minuto

Após mais de um ano de pandemia e apesar de ainda não está totalmente esclarecido o papel das crianças na propagação do coronavírus. Um novo estudo coordenado por cientistas brasileiros constata que elas têm maior probabilidade de serem infectadas por adultos do que de transmitirem a Covid-19 para eles. 

Os pesquisadores investigaram a transmissão na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ), entre os meses de maio a setembro de 2020, e mostram que todas as crianças que testaram positivo para o vírus haviam tido contato com adultos ou adolescentes que apresentaram algum sintoma.

A coordenadora do estudo, Patrícia Brasil, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ressalta que os dados se referem a um momento diferente da pandemia, quando a variante P.1 ainda não havia surgido.

No início da pandemia, se acreditava que, a exemplo do que ocorre com a gripe e outras viroses respiratórias, as crianças poderiam ser grandes transmissoras de Covid-19. Contribui para isso o fato de que elas apresentam poucos sintomas e não conseguem seguir como os adultos medidas de higiene e de distanciamento social.

Os cientistas ressaltam que mesmo não tendo papel importante na transmissão da Covid-19, é preciso incluir as crianças nos ensaios clínicos de imunizantes. "Se os adultos forem imunizados e as crianças não, elas podem continuar a perpetuar a epidemia", explica Patrícia Brasil.

Os pesquisadores lembram ainda que em países de alta incidência da Covid-19, como é o caso do Brasil, é preciso imunizar no mínimo 85% da população para de fato conter a pandemia. E esse percentual só será alcançado com a inclusão de crianças no programa de vacinação. No Brasil, 25% da população têm menos de 18 anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário