• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Fiocruz faz alerta para volta às aulas com baixa vacinação infantil contra Covid-19
Política

Fiocruz faz alerta para volta às aulas com baixa vacinação infantil contra Covid-19

Instituição criticou negacionismo

Por Da Redação
Ás

Fiocruz faz alerta para volta às aulas com baixa vacinação infantil contra Covid-19

Foto: Bruno Concha / Secom / PMS

Nota Técnica, divulgada nesta quarta-feira (16), pelo Observatório Covid-19 Fiocruz alerta para a lentidão na cobertura vacinal de primeira dose das crianças, em contexto preocupante, de retorno das atividades escolares.  

Segundo a Fiocruz, mesmo com evidências científicas favoráveis à vacinação contra Covid-19 entre crianças no Brasil, a difusão de notícias falsas tem provocado resistência das famílias sobre a eficácia e segurança da imunização para a faixa etária entre 5 e 11 anos.  

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, em um cenário em que apenas este grupo não está imunizado, ele se torna particularmente vulnerável à infecção e à disseminação do vírus, inclusive entre outros grupos etários. 

Os pesquisadores citam que o crescente movimento antivacina possui contorno diferente daquele observado em outros países. “Trata-se aqui de um receio seletivo para a vacina contra a Covid-19. Mais do que nunca, cabe o devido esclarecimento à sociedade civil, com linguagem simples e acessível sobre a importância, efetividade e segurança das vacinas, envolvendo a responsabilidade de todos os níveis de gestão da saúde no país”, pontuam. 

Nesse sentido, a volta às aulas é necessária, mas com a devida proteção às crianças. O documento destaca que a urgência, nesse momento, é por acelerar a distribuição de vacinas para todas as Unidades da Federação e o fortalecimento de uma rede colaborativa que faça os esclarecimentos necessários junto à população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário